Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro 17, 2019

TRATADO DO CANTE – Gente do Cante:

Imagem
ANTÓNIO GALVÃO - O Pintor do Cante. (1945 – 2015). Conheci o António Galvão através do Manuel Geraldo. Homem generoso e amante do seu/nosso Alentejo e da sua forma de exprimir, cantando. Estava em marcha a organização do I Congresso do Cante (1997). Naturalmente o António Galvão aceitou colaborar. São dele todos os trabalhos gráficos e de divulgação do Congresso: cartazes, autocolantes, regulamento, etc.. Deixou-nos uma vasta obra e destaco as 16 pinturas alusivas a modas do Cante, que são propriedade (a sua maioria) do Município de Moura.

TRATADO DO CANTE - Almanaque:

Imagem
TRATADO DO CANTE – Almanaque: CANTIGAS Cantigas da minha terra, desta Terra Portuguesa, a sua toada encerra uma tão funda tristeza. Que, quem as ouça cantar - e uma guitarra a tenir - com certeza há-de sentir o coração a chorar. Se inventado foi o canto para as mágoas espalhar, suspendei, olhos, o pranto, vinde comigo cantar. Sou trovador, sou poeta, canto fado pela rua… - é que a minha alma inquieta, quer ir abraçar-se à tua. (…) Cantigas de Portugal, País de sonho e de amor: - ao cantá-las, por meu mal, mais subiu a minha dor. Fonte: “Retalhos da vida”. De Eduardo Geraldo. 1917. Impresso por Democracia do Sul, Montemor-o-Novo. Pág.s 67/75.

TRATADO DO CANTE – Almanaque:

Imagem
“ A CANÇÃO DA MINHA VIDA (…) A canção da minha vida, Se eu a pudesse cantar, Era uma canção comprida Para não mais acabar. (…)” Pág. 17 “ A Canção da minha vida”. Poemas de João Rebocho. Compilados e anotados por: Manuel Godinho Mendes Gato e João Feliz Nogueira Namorado. Edição da Câmara Municipal de Sousel. Composição, montagem e impressão de DIONÍSIO Guedelha Gordo. Portalegre, 1995.