Mensagens

A mostrar mensagens de março 27, 2016

TRATADO DO CANTE - Registos fonográficos:

Imagem
Cota FaiAlentejo: FF CA K7-0118 1989 (K7): Recordação das Festas do Povo 1989. - Edição: Lusosom.                                   Temas: Festas do Povo; Os beijos; Cantigas de oito pontos; Quadras soltas; Uma abelha veio poisar na minha flor de papel; Coração faz-me a vontade; Eu sei que sou culpado; Porque cantamos o fado; A nossa sina. João Luís.

TRATADO DO CANTE - Subsídio:

Imagem
Congresso do Cante Alentejano Realizado em Beja em Novembro de 1997, este congresso organizado pela Casa do Alentejo, ocorreu numa altura terrível e penosa para o Povo alentejano. Mas realizou-se! Como prova disso e para que conste, foi feito um livro que se chama: Que modas? Que modos? - 1º. Congresso do Cante – Actas -, editado pela Faialentejo, em 2005. Foi lançado na ilha do Pico e em Évora. RESUMO DAS CONCLUSÕES: Podemos sintetizar em seis pontos as grandes conclusões deste Congresso: 1. O incentivo à investigação da génese, ainda desconhecida, em certa medida, do cante alentejano, havendo quem sustente a sua origem gregoriana, eclesiástica ou cristã e quem advogue a sua origem arábica ou islâmica. 2. O desenvolvimento de esforços no sentido da constituição de um organismo que seja depositário da memória da idiossincrasia do cante alentejano - um arquivo audiovisual do Alentejo. Neste deverão figurar as gravações sonoras (comerciais ou de campo); os registo

TRATADO DO CANTE - Registos fonográficos:

Imagem
Cota FaiAlentejo: FF  CA K7-0117 1997 (K7): S/T - Edição: Interfase.                                   Modas: Venha vinha; Os teus olhos; Bate o pé; Cantiga de embalar; Dança das ciganas; Vejam bem; Brincadeiras; Marinheiro; Terra do meu coração; Ó minha rosinha; Erva doce erva cidreira; Laurindinha. Grupo Vozes do Monte

TRATADO DO CANTE - Almanaque:

Imagem
A tradição do Espírito Santo ao Sul "O Domingo do Pentecostes (palavra derivada do grego que nos chegou pelo latim e quer dizer 50º dia depois da Páscoa) lembra a descida da chamada terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo, sobre os Apóstolos que, segundo os Actos dos Apóstolos, "veio do céu e encheu a casa de um ruído semelhante a um sopro de vento impetuoso que encheu toda a casa onde eles habitavam. E apareceram-lhes línguas divididas à maneira de fogo, e pousou uma sobre cada um deles; e ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito Santo lhes concedia que se exprimissem." Com base na ideia de que o Espírito Santo é o que traz a criatividade, o inesperado, há uma tradição que preconiza que haverá no mundo uma Idade ou uma Era em que todos terão o devido sustento e as condições necessárias para viverem. Joaquim de Flora, um frade cisterciense italiano, já no século XII profetizava que

TRATADO DO CANTE - Registos fonográficos:

Imagem
Cota FaiAlentejo: FF CA K7-0116 1991 (K7): “Álvaro Cunhal comunista eterno”. - Edição: Sorte.                                   Modas: Álvaro Cunhal, comunista eterno; Trabalhar e produzir; Pirolito ai lé ai lé; Cabelo entrançado; Acorda Maria acorda; A Nossa santinha d’Aires; Disse a laranja ao limão; Palminhas, palminhas; O lampião da esquina; Meu lírio roxo do campo. Joaquim Piedade, Ferreira do Alentejo.

TRATADO DO CANTE - Escrito:

Imagem
COMUNICAR ATRAVÉS DAS MODAS A relação médico - doente é fundamental para um bem estar físico, psíquico e emocional do doente. Em situações graves em que os doentes estão em perigo de vida, nomeadamente, nas Unidades de Cuidados Intensivos, onde existe um arsenal de equipamento médico que de alguma maneira torna um espaço mais mecanizado levando a situações de maior “stress” emocional, quer ao doente, quer ao médico. Esta situação é minorada quando a empatia médico - doente se torna uma realidade.  É a propósito de um caso de um doente internado numa Unidade de Cuidados Intensivos cuja relação entre o médico e o doente foi útil para um melhor bem estar físico, emocional e biológico deste. Trata-se do Sr. José Paixão de 80 anos de idade, natural da Salvada (Beja) que após viuvez, iniciou um quadro clínico sugestivo de doença oncológica (cancerosa). Para um melhor esclarecimento da sua doença e acompanhamento familiar, foi trazido para Lisboa,  onde foi submetido a interve

TRATADO DO CANTE - Registos fonográficos:

Imagem
Cota FaiAlentejo: FF  CA K7-0115 1993 (K7): “Minha Aldeia – Vol. 3”. - Edição: Metro-Som.                                   Modas: Minha Aldeia; Mértola vila museu; Rio Guadiana; Erva cidreira; Menina bonita; Português emigrante; Moça morena; Ó linda. Trio Alentejo 

TRATADO DO CANTE - Almanaque:

Imagem
MINHA MÃE AMASSA O PÃO "(...) Minha mãe amassa o dia, No alguidar, sobre o banco, E do forno da alegria O pão loiro sai tão branco. Minha mãe amassa a tarde , Duma leveza sem par – Brando, o sol quase não arde Quando ela vai amassar. Minha mãe amassa a noite, (Não acreditas? Eu juro!) E põe-lhe luar de leite Para o pão não ser tão escuro. (...)" De: António Simões Nota: Fotos tiradas da Internet.

TRATADO DO CANTE - Escrito:

Imagem
"Modas": Canções regionais alentejanas. "Tal como procedemos para as cantigas (Quadras populares), deixamos registada na base de cada " moda " a localidade ou localidades onde foi recolhida e, portanto, se conhece e canta. Do facto de certa "moda" levar apenas um registo, não se deve inferir que só aí seja conhecida. Não, as mais delas são comuns a outras localidades e regiões do Baixo Alentejo onde igualmente são conhecidas, embora com ligeiras variantes na letra (versos) e no próprio estilo , isto é, na música que as constituem. A verdadeira origem ou procedência de muitas delas nem sempre é fácil saber-se, posto que, se há " modas " restritas a certas localidades, só aí sendo conhecidas, outras há, porém, que, tendo maior área de circulação, se conhecem em todo o Alentejo, onde vão sofrendo as suas variações. Criada a " moda ", quero dizer, depois que surge, logo se espalha e divulga numa área de cada vez m

TRATADO DO CANTE - Registos fonográficos:

Imagem
Cota FaiAlentejo: FF CA K7-0114 1995 (K7): “Alentejo” - Edição: Riso e Ritmo Discos, S.A.                                   Modas :        Ao romper da bela aurora; Por esses campos fora; Ó lindo pavão; Grândola Vila Morena; Linda jovem era pastora; Cantarinhas de Aljustrel; Mondadeira Alentejana; Rua abaixo; Resolvi; Meninas d’Elvas; Alentejo e o seu povo; Ó Baleizão, Baleizão; Triste Alentejo; Cabelo à Lua. Vários

TRATADO DO CANTE - Registos fonográficos:

Imagem
Cota FaiAlentejo: FF CA CD 0114 2012 – (CD) “Francisco Naia e A Ronda Campaniça” - Edição: Francisco Naia. - Arranjos e direção musical: Ricardo Fonseca, assistido por Marco Rodrigues. - Temas: Gosto de olhar os lírios; Atasca do Encalha; Ó Estação de Ourique-Gare; Se fores ao Alentejo; A moda do Chegadinho; Tira o Capotinho; Rosa linda, linda, linda; Atira caçador, atira; Rapsódia Campaniça; O Homem da campaniça; Meninas de Castro; Barreiro. Francisco Naia.