Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro 7, 2016

TRATADO DO CANTE - Destaque-se:

Imagem
VICENTE RODRIGUES Personalidade incontornável do Nosso Cante. Quem não se lembra das "Cantarinhas de Beringel"? de "As flores da minha terra"?  Criações suas! Nasceu a 2 de Novembro de 1910 e faleceu em 12 de Janeiro de 1982. Natural de Alcáçovas, residiu deste tenra idade até ao fim dos seus dias, na Vila do Torrão. Comerciante, proprietário de uma loja situada na rua dos Cardins,   onde se podia comprar do azeite as chitas, riscados ou tecidos de la, Vicente Rodrigues mantinha nesse espaço privilegiado internos contactos humanos. Muitos se recordarão ainda mesmo aqueles para quem se torna necessário recorrer a memórias de infância, da figura roliça, Calva de cara redonda, por detrás do velho balcão corrido, aviando o azeite a medida dos tostões da cliente ou medindo pano: bem disposto e comunicativo. O seu discurso deixava contudo transparecer uma certa ironia amarga mal disfarçada nas suas frequentes "mangações". Foi como dramaturgo e sobr

TRATADO DO CANTE - Registos fonográficos:

Imagem
Cota FaiAlentejo: FF  CA C7-0071          1994 – (K7) CANTANDO O ALENTEJO (Registo Sonoro). - Edição:  DUALSOM – Sacavém. - Modas : O Alentejo dá pão; Já lá vem rompendo aurora; Ceifeira, linda ceifeira; Lírio roxo; as nuvens que andam no ar; Camponesa alentejana; Jovem pastorinha; Maria estás à janela; Almocreve; Ó minha pombinha branca; Mas que noite tão serena; Ao romper da madrugada; Ó águia que vais tão alta; Alentejo, terra sagrada. Grupo de Cantares Alentejanos da Brigada Territorial nº. 3 da GNR – Évora

TRATADO DO CANTE - Registos fonográficos:

Imagem
Cota FaiAlentejo: FF CA CD0071 2006 – (CD) “Casével é nossa terra”. - Edição:  Cortiçol. - Modas: Casével é nossa terra; Nasce o Sol no Alentejo; Cabelo entrançado; A seara está no campo; Ouvi, mil vezes, ouvi; A mondadeira cantando; Eu passei à beira mar; As nuvens que andam no ar; Igreja da nossa terra; Meu lindo Alentejo; O pastor vive contente; A passarada; Andorinha vem das lhas; Casével do Alentejo; Abalei tarde do monte; Minha terra, minha terra. Grupo Coral As Vozes de Casével e Grupo Coral Feminino As Antigas Mondadeiras de Casével, Castro Verde.

TRATADO DO CANTE - Escrito:

Imagem
P. S. do poema “Carta com Post Scriptum”, de Artur Goulart do livro No fio das palavras , pág. 76 a 78. Edição da Santa Casa da Misericórdia de Velas, S. Jorge. 2010.   “… P. S. Tu conheces avô, um coro alentejano?  Rostos marcados, queimados Braço no braço Cadência no passo Os olhos lançados longe Do espaço do horizonte E o coro baloiça firme Ritmado e a voz que se agita Que galga aflita a onda Redonda e o som que dobra Redobra ecoa retoma O compasso atordoa E enche o corpo dum grito Que nasce do fundo do tempo Da esperança do mundo… É este o mar destas paragens! Évora, Março de 1982” "No fio das palavras Um sopro insular atlântico percorre a planície alentejana, a Europa-outra: afectos e fascínios, ausências, distâncias. Magia do poeta e da sua palavra. Não vi melhor para transmitir o que senti e sinto ao (re)ler  No fio das palavras , de Artur Goulart. E quem o diz é Urbano Bettencourt, poeta do Pico, em abraço do tempo

TRATADO DO CANTE - Registos fonográficos:

Imagem
Cota FaiAlentejo: FF CA CD0070 2007 – (CD) “Memórias 2”. - Edição: Grupo de Cantares de Évora. - Modas : Nasce o Sol no Alentejo; Saudades são martírios; A moda do assobio; Não quero que vás à monda; Fui-te ver estavas lavando; Rapsódia; Olha a noiva se vai linda; Passarada; Ceifeira; Dá-me uma gotinha de água; Vou-me embora para Lisboa; Rosa branca desmaiada. Grupo Cantares de Évora. 

TRATADO DO CANTE - Registos fonográficos:

Imagem
Cota FaiAlentejo: FF  CA K7-0070 1995 (K7): Passarinho do campo (registo sonoro) - Edição: DUALSOM. - Modas: Passarinho do campo; Princesa do Sado; Flor de Amendoeira; Alentejo tem; O pequeno agricultor; Quanto mais linda é a rosa; Alentejo é terra linda; Quero deixar a cidade. Grupo de Cantares Regionais "Os Afluentes do Sado", Alvalade do Sado, Santiago do Cacém.

TRATADO DO CANTE - Almanaque:

Imagem
“ÀS CAVALITAS DO TEMPO – mini-crónicas”, De Eduardo Olímpio. Coleção Cacto. Edição de Prelo Editora, SARL. De Maio de 1974.   “(…) Na planície, a gente vê o horizonte no seu tamanho natural. Não admira que amemos as pequenas coisas – o orvalho na erva, um botão de rosa num craveiro de monte, as papoilas enfeitando rastos de cobras e abetardas. E embora não tenhamos aqui, nas nossas faces, o sol radioso do Alentejo, a gente alimenta-se muito do espírito de saudade, pois se não fosse ela não aguentaríamos a noite de pesadume que climatiza o nosso desterro involuntário… (…) Do prefácio (pág. 12) de Antunes da Silva “O sofá-coma quando o homem abalou, lá para as alemanhas, alguma coisa a avisava desgraça. era a modos que uma pessoa cá dentro, no coração a falar, a falar, lenga-lenga de mau agoiro. embora isso, não chorou. já se esquecera da cor das lágrimas, tantas secara nas costas da mão, filhos mortos, filhos idos, animais caindo de doença. por isso ali estava, c

TRATADO DO CANTE - Registos fonográficos:

Imagem
Cota FaiAlentejo: FF CA K7-0069 1994 (K7): Rio Sado (registo sonoro) - Edição: DUALSOM. - Modas: Rio Sado; Vêem-se grandes trigais; Caçador (cão apanha o pato); Rosa encarnada; Pastorinha alentejana; Pediste uma laranja; Já nada é como era; Linda Rita; Cigano Alentejano. Grupo de Cantares Regionais "Os Afluentes do Sado", Alvalade do Sado, Santiago do Cacém.

TRATADO DO CANTE - Registos fonográficos:

Imagem
Cota FaiAlentejo: FF CA CD0069 2007 – (CD) “O Ninho” - Edição: Grupo Coral 1º. De Maio do Bairro Alentejano de Palmela. - Modas: A cegonha; Bairro Alentejano; O nosso lindo Alentejo; Velha vila de Palmela; É tão lindo o Alentejo; Linda vila alentejana; Ó meu lindo Portugal; Linda vila de Palmela; Venham ver o Alentejo; Verão; Quando eu era ganhão; Na planície Alentejana; Mineiro. Grupo Coral 1º. De Maio do Bairro Alentejano de Palmela. 

TRATADO DO CANTE - Registos fonográficos:

Imagem
Cota FaiAlentejo: FF CA K7-0068 1993 (K7): Toda a vida fui pastor (registo sonoro) - Edição: DUALSOM - Modas : Toda a vida fui pastor; Jardim da Primavera; Barragem do Alqueva; Praias do Sul; Moça bonita; o Emigrante; Portugal és pequenino; Tenho um corpo semeado. Grupo de Cantares Regionais "Os Afluentes do Sado", Alvalade do Sado, Santiago do Cacém.

TRATADO DO CANTE - Registos fonográficos:

Imagem
Cota FaiAlente jo: FF CA CD006 8 2007 – (CD) Grupo Coral Feminino “Alma Nova”. - Ed.:  DISCOTONI. - Modas: Ferreira do Alentejo, Às vezes lá no meu monte, É tão linda a Primavera, Sou português emigrante, Alentejo canta, Linda vila de Ferreira, Ó minha pombinha branca, Eu sou português, Linda camponesa, Baixo Alentejo, Ó águia que vais tão alta, Nasce o Sol no Alentejo, Os lírios são lírios,Adeus ó linda ceifeira. Grupo Coral Feminino “Alma Nova”, Ferreira do Alentejo.

TRATADO DO CANTE - Trajes:

Imagem
Ceifeira: A roupa das ceifeiras é constituída por dois fatos: roupas do campo roupa de portas.   Roupa do Campo – composta por botas altas, meias grossa s pretas, saias dos calções (é uma saia de riscado muito franzida, apanhando- -se esta depois, aos joelhos com uns cordões que se chamam “orelos” e entre as pernas prega-se com alfinetes de dama), uma blusa velhas, um chapéu preto chamado “aguadeiro” no Inverno, no Verão chapéus de palha, um lenço com riscas pretas e brancas. É o fato de trabalho.   Roupa de Portas – composta por uma saia feita de um tecido chamado “gorgorina” franzido ou não, uma blusa do mesmo tecido, ou de fazenda no Inverno. A blusa de Verão tem um folho quadrado, o avental era bordado à máquina, ou com folho por baixo, o lenço azul-escuro de seda. É o fato que as ceifeiras vestiam depois do trabalho nos campos. (texto in:   http://postaisportugal.canalblog.com/   ???)

TRATADO DO CANTE - Registos fonográficos:

Imagem
Cota FaiAlentejo: FF CA CD0067                                                                                  1997 – (CD) Voix du Portugal c/ livro explicativo. - Ed.: CITÉ DE LA MUSIQUE/ ACTES SUD. - Seleção : Salwa El-Shawan Castelo-Branco. - Modas : Sobe acima ó laranjinha; Não é tarde nem é cedo, ao romper da Bela Aurora (...) - Grupos : Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa e Grupo Coral Alentejano Amigos do Barreiro (...)

TRATADO DO CANTE - Registos fonográficos:

Imagem
Cota FaiAlentejo: FF CA K7-0067 1989 (K7): Canta, canta passarinho (registo sonoro). - Edição: DUALSOM - Modas: Canta, canta passarinho; Já lá vem rompendo aurora; Alvalade é nossa terra; Passarinho do Alentejo; Vejam bem os passarinhos; Sou um jovem pastorinho; Passarinhos não falam mas cantam; Alentejo, casas brancas. Grupo Coral e Instrumental de Alvalade do Sado

TRATADO DO CANTE - Registos fonográficos:

Imagem
Cota FaiAlentejo: FF CA K7-0066 1988 – (K7) S/T (Registo Sonoro). - Edição: Edições Carlino - Modas :  Ó Xarrama; Ai que o sol já vai a pino; Trigueirinha; Chegou a Primavera; A flor  do rosmaninho; Olha tu ó poeta; Onde estás tu, Primavera; Ó Xarrama dos Penedos;  O   Tomilho; As Leiteirinhas. Grupo Coral Feminino Cantares do Xarrama, Torrão, Alcácer do Sal.

TRATADO DO CANTE - Registos fonográficos:

Imagem
Cota FaiAlentejo: FF CA CD0066 2004 – (CD) “Descantes”. - Edição: HMC – Produção e Edição de Som e Imagem, Lda. - Modas : O meu coração fechou-se; Machadinha; Canção de Natal (Alpalhão); Descante de casamento; Chica; Cantiga de S. João; Senhora da Graça; Cravo Roxo; Saias das Sortes; Canção de Natal (Arronches); Saias de Arronches; Catarina; Giesteira. Grupo de Cantares de Portalegre “O Semeador”.

TRATADO DO CANTE - Almanaque:

Imagem
“Estancias d’Arte e de Saudade”, de Fialho d’Almeida. Edição de Livraria Clássica Editora de A. M. Teixeira. 1921. (…) TERRA ALEMTEJANA (…) Sou um pobre vindimador do Meio-Dia, tostado, cheio de diabos vermelhos, de requintes d’arte pura, um tanto briac-à-braquista, com projectos de milionário e rendas de lazzaroni; por forma que resido sob um sol de Kabylia, n’uma das mais ignorantes e pobres aldeias do Alemtejo. (…) In: Pág. 154.

TRATADO DO CANTE - Registos fonográficos:

Imagem
Cota FaiAlentejo: FF CA CD0065 2003 – (CD) “Vale de Vargo a Cantar”. - Edição: Rancho Coral os Camponeses de Vale de Vargo. - Modas: Vale de Vargo é minha terra; Que bonito não seria; É lindo na Primavera; Portugal é pequenino; Levantei-me um dia cedo; Que inveja tens tu das rosas; Alentejo não quer; Já morreu quem me lavava; Trabalhei a vida inteira; Menina Florentina; Francisquinha; A moda da Lavoura. Rancho Coral Os Camponeses de Vale de Vargo, Serpa.

TRATADO DO CANTE - Registos fonográficos:

Imagem
Cota FaiAlentejo: FF CA K7-0065 1994 (K7): Associação do Grupo Coral Alentejano de Alvito (registo sonoro). - Edição de Maria L. S. H. Matos - Modas: Alvito és nossa terra; Ceifeira, linda ceifeira; Erva cidreira; Camponesa, linda; Era triste ver partir; Alentejo têm; Velhinha e velha és Vila Nova; Ainda agora aqui cheguei; Já lá vem no alto mar; Linda jovem era pastora; Alvito, meu lindo Alvito; Estava de abalada; Alvito, Baixo Alentejo; Vou partir para o Canadá; Só uma pena me existe; Trigueirinha Alentejana. Associação do Grupo Coral Alentejano de Alvito