(...)
Alentejo, na sua origem também uma expressão descritiva, tornou-se depois nome próprio, e assim aparece já no século XIV (com ou sem artigo), com grande representação em cantigas populares, (...)
In: A FORMAÇÃO DE PORTUGAL de Orlando Ribeiro, Ministério da Educação, 1987

Comentários

Unknown disse…
Sejam bem-vindos a esta coisa dos blogues.

Terão sempre o meu apoio pelo "caldo" que li: os corais, o cante, a memória do Vítor Paquete, o Faial, as Lages do Pico e - claro está - o Alentejo (sempre!). Mas agora vão ter de transformar isto tudo em blog: as actas, as conclusões, os tratados são importantes e decisivos... mas têm de encontrar um ritmo próprio para esta nova(?) forma de comunicação que pode propiciar (muito) a divulgação dos princípios o objectivos a que se propõem.

Vão a isso que vale a pena (e o esforço)! Estaremos cá para ver. Estaremos cá para ler.

PS - Lembrei-me agora (não tem nada a ver com isto) foi o Paquete que me vendeu o meu primeiro computador. Era um IBM PS2 - já lá vai um par de anos... E ele tinha a mania de alterar o meu nome: sem ser meu padrinho, tinha-me crismado de Rui Banzé. Coisas...

Rui Dias José
Café Portugal
Al-Zéi disse…
Acho interessante. Mas o que neste momento me importa é "caldear" o material que tenho disponível para "tocar" as sensibilidades do cante, dos corais, do alentejo.

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: