TRATADO DO CANTE  - Testemunho
 
“Na minha opinião quando se diz que este ou aquele Grupo canta o genuíno, na minha opinião, como disse, o genuíno é todo o grupo que cria o seu estilo próprio. Recordo a experiência que tenho e é verdade: O Grupo Coral da SFRA da Amadora só quando fez as suas próprias modas é que arranjou o seu estilo, que se mantém ainda hoje, porque antes disso era muito confuso e normalmente cantava-se imitando este ou aquele grupo.

Nos anos 50 havia na minha terra (Amareleja) havia três grupos Corais:
Recordação I
O primeiro era o dos «velhos» e era da Casa do Povo. Tinham uma média de 50 anos, mas chamavam-lhe o grupo dos velhos. Tinha como ensaiador o célebre Estêvão Olhicos, autor das melhores modas, que ainda hoje se cantam e recordo: - A Lavoura; O Jardim Florido; Viva Moura das vilas a Rainha, etc.

Recordação II
O segundo Grupo era denominado como o Grupo do Baltazar, composto por gente mais nova, tendo em média 30 anos. Este grupo cantava muito bem e recordo que este grupo tinha dois "altos" do melhor que eu ouvi até hoje. Eram autores das modas que cantavam, salientando aqui: - Ao partir da minha terra; Das povoações que eu conheço; Minha linda mocidade; etc. O ensaiador era o António Baltazar.

Recordação III
O terceiro grupo era jovem, com uma média de 20 anos de idade e era conhecido pelo Grupo do Tatita. Também fazia as suas próprias modas. E, era seu ensaiador o Manuel Tatita.

Havia uma certa rivalidade entre os grupos no sentido de cada um querer fazer o melhor, tanto no desempenho do cante como nas modas. Era bonito ver os grupos a desfilar. Como também era bonito, depois do desfile, ver em atuação os três grupos, no "centro do Povo", onde cada um cantava a sua "moda", bem à laia de desafio, sendo normalmente correspondido. Recordo, com muita saudade, uma passagem: quando o Grupo dos “velhos” fez aquela moda " Viva Moura das Vilas a Rainha". O Grupo do Baltazar respondeu com outra moda "Das Povoações que eu conheço". Ambas falam de várias povoações do Alentejo.”

Francisco Poeira (Grupo Coral Alentejano da Amadora)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: