TRATADO DO CANTE - Grupos Corais:
Grupo Coral Alentejano da Academia Recreativa de Linda-a-Velha
2795 Linda-a-Velha - Oeiras


Ficha Técnica:
- O Grupo foi fundado em 8 de Dezembro de 1982
- O Grupo é composto por 22 elementos.
- Trajo: Calça azul, escuro; Colete azul, escuro; Camisa branca; Lenço encarnado; Chapéu preto.
- Histórico:Tem actuações nos mais diversos pontos do País, com especial actividade no Alentejo, onde eram solicitados para Encontros de corais, tais como: No Alentejo: Torre dos Coelheiros, Portel, Serpa, São Bartolomeu do Outeiro, Portalegre, Vila Nova de Milfontes, Vila Nova de São Bento, Reguengos de Monsaraz e outras. Fora do Alentejo: Figueira da Foz, Casa do Alentejo, Viseu, Tires, Oeiras, Linda-a-Velha, Algés, Ansião, Santiago da Guarda, Lisboa na Federação das Colectividades de Cultura e Recreio, Academia de Santo Amaro de Oeiras, Carnaxide, Estádio Nacional, Alverca, Brandôa, Feijó, Escola Preparatória de Carnaxide, Monte Abraão, Casal de Cambra, Paço d'Arcos, Queijas, Abrantes, Buraca, Barcarena, Fundão, Parque Eduardo VII em Lisboa.
- Registos fonográficos: Gravaram em duas cassetes para uma edição da Casa do Alentejo, em 1985, conjuntamente com outros Grupos Corais da periferia de Lisboa.
- Repertório: Do seu reportório fazem parte as "modas", que mantém a tradição do "cante".
In: "Corais Alentejanos", de JFP. Edições Margem. 1997.
JOÃO RANHOLAS, de Portel.
Esteve na origem do Grupo Coral Alentejano da Academia Recreativa de Linda-a-Velha, Oeiras, fundado em 8 de Dezembro de 1982 Faziam parte das atividades culturais da Academia Recreativa de Linda-a-Velha, que representavam e onde o mestre João Ranholas era diretor.
Guardo como referência a sua sensibilidade e interesse na divulgação e dignificação do cante.
NOTA: O Grupo está desactivado. Fica o registo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: