TRATADO DO CANTE - Grupos Corais

TRATADO DO CANTE - Grupos Corais:
Grupo Coral Feminino "Flores do Alentejo" de Cuba




Rua Formosa, 42 - 7940 Cuba

Ficha Técnica:

- O Grupo foi fundado em 1986.

Ensaiam às Sextas-feiras à noite, Soc. Filarmónica 1º. de Dezembro.

- O Grupo é composto por 20/22 elementos.

- Trajo: Ceifeira: Camisa de cores, saia comprida, apanhada entre pernas; lenço colorido, apanhado de rebuço; chapéu preto; meia de linha, de cor; bota de cabedal de cano, com atacadores; mangueiras; punhos; avental, em regaço; alcofa para o farnel.

- Histórico: Tem uma média de 20 actuações por ano, repartidas pelo Alentejo e pela zona da grande Lisboa, onde participam em Encontros de Grupos Corais; Desfiles; Festas e Casamentos. Já actuaram de Norte a Sul do País.

- Registos Fonográficos:
1991 – Cassete audio
1994 – Cassete audio
1995 - Gravaram para o CD da colecção ETNIC, com o título "Voix de femmes de Portugal", em conjunto com outros agrupamentos.
1998 (K7): A Barrinha do meu lenço (registo sonoro),Edição de Iberdisco. Fonoteca Faialentejo: cota: FF  CA K7-0050

Repertório: K7 (1994): Está uma tarde tão serena; Cabelo entrançado; Raminho de flores; Eu hei-de ir-me assentar; Moreninha dá-me um beijo; Silva que está enleada; Por essas campinas; Quando os Açores; Barragem de Alqueva; Lírios são lírios; Senta-te aqui ó António Pombinha, chora, chora; Passarada; Vila de Cuba. CD (1995): Moreninha dá-me um beijo; Somos da vila de Cuba; Sou português emigrante; A Barragem. K7 (1998): No jardim a rosa branca; Tenho lá no meu quintal; Lembra-me o tempo passado; Vindo eu de longe ao longe; Maquinista do vapor; Ceifeira do Alentejo és tão; A barrinha do meu lenço; Pediste-me uma laranja; português emigrante; Quando eu fui ao jardim; Vá-se embora seu maroto; Lá vai o comboio, lá vai; Somos da vila da Cuba.

in: "Corais Alentejanos", de JFP. Edições Margem. 1997.

Nota: Fotos tirada no Encontro de Grupos Corais, em Cuba em 22/6/1997.

Destaque:


Joaquim Frangãos, Mestre ensaiador do Grupo. Grande conhecedor da forma de cantar em Cuba. Sempre disponível para ensinar. Artesão de ferramentas e utensílios da lavoura.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: