TRATADO DO CANTE - Grupos Corais

TRATADO DO CANTE - Grupos Corais:

Grupo Coral de Tires "Estrelas do Guadiana", de Tires, Cascais 

Associação Cultural e Recreativa dos Alentejanos Residentes em Tires





Café Cantinho Alentejano, Loja 4 - Alto de Tires
2775 São Domingos de Rana
Tel.: 214 442 851

Ficha Técnica:
- O Grupo foi fundado em 1974 e constituído em Associação em 22 de Julho de 1988.
- Ensaiam aos Domingos, pelas 18 horas, na Sociedade 1º. de Maio, em Tires.
- Fazem o seu Encontro de Grupos Corais, anualmente, em Julho.
- O Grupo é composto por 25 elementos:
- Trajo: Calça preta; Colete preto; Camisa azul, marinho; Chapéu preto; Lenço vermelho.
- Histórico: Atuam, em média, 25 a 30 vezes por ano, em Encontros de Grupos Corais, Desfiles e Festas, com especial actividade no Alentejo e na zona da grande Lisboa, onde a comunidade alentejana é representativa e existem Grupos Corais.
- Registos fonográficos:
.1985 (K7): Cante Alentejano (registo sonoro), ed.: Casa do Alentejo.
.1989 (K7) – Edição DupliSom.
.1991 (K7) – Edição DupliSom.
.2002 (K7): A longa noite findou (registo sonoro), ed. G.C. de Tires “Estrela do Guadiana”.
- Repertório: Do seu reportório constam as "modas" que se cantam por todo o Alentejo e que conseguiram resistir ao tempo, mantendo-se puras e representativas. As letras, algumas delas foram adaptadas ao momento actual e à zona de acolhimento dos elementos do Grupo. Cassete (1989): Alentejo é nossa terra; Nem só com armas de guerra; Ao romper da bela aurora; Ó menina da cidade; Lírio roxo; Linda jovem era pastora; Meu lindo Alentejo; Alentejo dos trigais; Operário, pescador e camponês; Ceifeira do arrozal; Menina estás à janela; A lavoura; Ó águia que vais tão alto; Nós trabalhadores. Cassete (1991): é nossa terra; Mineiro; Papoila; O Alentejano; Estava dormindo, acordei; Rosa branca tu não vais; Cantarinhas de Beringel; Bairro da lata (poesia); Tanto têm prometido ao Alentejo; Passarada; Operário, pescador e camponês. Cassete (2002):  Grupo Coral de Tires; Portugal país de encanto; Os nossos ceifeiros; Quando eu fui ao jardim; É bonito ver no campo; Alentejo, Alentejo; Eu hei-de ir ao Alentejo buscar uma alentejana; É tão grande o Alentejo; Sai a pomba do pombal; Ó menina da cidade; Tenho lá no meu quintal; A longa noite findou.
- Objectivos: Divulgação do cante alentejano.
- Nota: O Grupo Coral, bem como os seus componentes, e, através deles, toda a comunidade Alentejana, com a carga cultural, implícita, foram objecto de estudo, feito pelas Senhoras: Drª. Floriana Oliveira e Drª. Alda Góis, da Universidade Nova de Lisboa/Faculdade de Ciências e Humanas/Departamento de Ciências Musicais, sob o título: "GRUPO CORAL ALENTEJANO R. TIRES: - O manter de uma tradição musical rural num contexto urbano", durante os anos de 1992/993.

Ver: "Corais Alentejanos", de JFP. Edições Margem. 1997.
Fotografias tiradas em Cuba, num Encontro de Grupos Corais, em 22/6/1997.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: