TRATADO DO CANTE - Grupos Corais

TRATADO DO CANTE - Grupos Corais:

Grupo Coral do Movimento Democrático das Mulheres - Aljustrel



Ficha Técnica:
- O Grupo foi fundado em 8 de Março de 1987.
- O Grupo é composto por 26 elementos:
- Trajo: Blusa branca, bordada, com uma fita vermelha em redor da gola, formando laço; Saia preta; Meias cor de carne; Sapatos pretos.
- Histórico: O Grupo iniciou-se num Encontro, realizado em Aljustrel, para Comemoração do Dia Mundial da Mulher, no ano de 1987. Desde entao, tem participado em vários Encontros de grupos corais, Desfiles e Festas populares, divulgando e afirmando o cante Alentejano. Actua regularmente na Vila de Aljustrel e em todo o Concelho. Já efectuou diversos desempenhos em Beja; Amadora; Alvalade; Baixa da Banheira; Cercal do Alentejo; Espinhel (Águeda); Évora; Sines. Em Lisboa: no Castelo de São Jorge e na Aula Magna da Universidade onde se realizou o Congresso do M.D.M. Participou em três programas de rádio, na Rádio Castrense.
- Repertório: Do reportório do grupo constam essencialmente as "modas" Alentejanas, que falam da terra e de quem a trabalha, das vastas planícies, da riqueza e da agricultura dos seus campos, os montes, dos gados e dos pastores, das minas, das barragens (incluindo a tão desejada ALQUEVA).
Além das "modas" referidas incluem também temas de tradição popular «tão queridas ao Grupo» e algumas canções de intervenção, As adaptações das letras às "modas", considerando o momento actual e a zona onde estão inseridos, são da responsabilidade dos elementos do grupo.
in: "Corais Alentejanos", de JFP. Edições Margem. 1997.

Nota: Este Grupo está desactivado. Foto tirada no Encontro de Grupos Corais realizado em Cuba em 22 de Junho de 1997.

Destaque:
Profª. Fernanda Patrício, mulher especial e referência nas andanças do cante. Fez parte do Secretariado do Congresso do cante, realizado em Beja em Novembro de 1997.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: