TRATADO DO CANTE - Grupos Corais

TRATADO DO CANTE - Grupos Corais:

Grupo Coral "Vindimadores" da Vidigueira

Praça da República, 4
7960 Vidigueira

                       
Ficha Técnica:                     
- O Grupo foi fundado em 1934
- Ensaiam à sexta-feira
- O Grupo é composto por 23/25 elementos:
- Trajo: Calça preta; Colete preto; Camisa branca; Lenço branco com pintas pretas; Chapéu preto de aba direita; Bota preta.
- Histórico: É um dos Grupos Corais, Alentejanos, mais antigo. Foi o primeiro Grupo Coral Alentejano a deslocar-se a Lisboa, para atuar, em 1935, no Teatro São Luís. Na sua já longa existência, tem passado por várias fases. Vive, agora, desde 1989, uma fase ininterrupta de atividade. Tem uma média de 20 a 25 atuações por ano, por todo o País, participando em Encontros de Grupos Corais, Desfiles, Festas, Festivais e Concursos, divulgando o "cante" Alentejano. Fez alguns espetáculos em Televisão.
Em colaboração com a Companhia Pierre Deloche Danse, uma parte do Grupo esteve presente nos Encontros ACARTE/92, na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, para apresentação do trabalho TEJALÉM. Em colaboração com a mesma Companhia de dança, também uma parte do Grupo, se deslocou a França, em Abril e Novembro de 1993, em Abril de 1994 e em Outubro e Novembro de 1995, para apresentação do trabalho "Campos" e espetáculos de "cante" Alentejano, em várias cidades de França.
- Registos fonográficos: Gravou alguns discos e cassetes, que não se encontram no circuito comercial. Em Abril de 1993 gravou em Lyon, França, um C.D. Em Dezembro de 1995, em colaboração com outros Grupos Corais Alentejanos, gravaram um C.D. intitulado "Cante de Natal e Ano Novo".

1967 (EP) vinil: Modas Corais do Baixo Alentejo
- Edição: ALVORADA.
- Diretor: Manuel António Manços
- Modas: Brasil e Portugal; Martim Moniz; A Bandeira Portuguesa; Ai que praias tão lindas.
Cota FF CA EP-017 - FaiAlentejo

1994 – (CD) Les Voix de l’Alentejo
- Edição: Audivis ETHNIC
- Modas: Pés d’Homens; Rondei estou rondando; ceifeira linda ceifeira; Os reis; Por causa do meu amor; Voa, voa pombinha voa, O Menino; Conde da Vidigueira; O nosso Baixo Alentejo; É lindo na Primavera; A Passarada; Com que letras se escreve Maria; A flor que abriu em Maio; Não venhas à minha janela; ‘Inda hoje não vi Ana; Meu Alentejo querido; Lindo ramo verde escuro; Ó águia que vais tão alta.
Cota: FF CA CD0013 - FaiAlentejo  

1999 – (CD) Por causa do meu amor meteram-me num convento
- Edição: Câmara Municipal da Vidigueira.
- Modas: Por causa do meu amor meteram-me num convento; Ó abre-me a porta; Moreninha dá-me um beijo; Toda a bela noite em que eu ando; Ainda hoje não vi Ana; Rondei, estou rondando; Pediste-me uma laranja; Chamaste-me extravagante; Não venhas à minha janela; Além daquela janela; Linda rosa dá-me um beijo; Malmequer criado no campo; Que inveja tens tu das rosas; Vidigueira é linda; Alentejo vinte vezes; Meu Alentejo querido; O nosso Baixo Alentejo; Adeus ó Baixo Alentejo; Ó águia que vais tão alta; Preto que só é homem; Viva a festa dos soldados.
Cota: FF CA CD0014- Faialentejo

- Repertório: Cantam as modas mais representativas do Alentejo.

In: "Corais Alentejanos", de JFP. Edições Margem. 1997. Em actualização.
Nota: A foto foi tirada no dia 5/1/2015, na Vidigueira, durante o Cante dos Reis.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: