TRATADO DO CANTE - Grupos Corais:

CASTRO VERDE

Associação de Cante Alentejano "Os Ganhões"

Travessa dos Aliados
7780 Castro Verde





Ficha Técnica:

- Os Ganhões agruparam-se em 1972. Reestruturaram-se em 1978. Constituíram-se em Associação em 1994.

- Ensaiam às Sextas feiras à noite.

- O Grupo é composto por 23/25 elementos.

- Trajo: Ganhão: Camisa quadrejada, azul clarinho, atada com nó à cintura; Lenço vermelho ao pescoço; Calça de cotim, cinzento (militar); Chapéu preto; Bota de couro; Safões de cabedal.  Adereços: Manta; Alcofa.

- Histórico: Tem uma média de 25 a 30 actuações por ano, em Encontros, Desfiles, Festas e Festivais. Das várias actuações, ao longo da sua existência e por todo o País, é de considerar: Um Primeiro lugar no Festival de Coros Alentejanos; Actuaram em 22 de Julho de 1993, em Toronto, no Canadá; Participaram em 1996 na iniciativa "Na Rota de Michel Giacometti", com uma actuação em Castro Verde.

- Registos fonográficos: Gravaram o seu primeiro disco, em 1975, com o título genérico "Castro Verde é nossa terra". Gravaram um LP em 1980.
. 1982 (reedição em 1990) (K7): Folclore de Portugal – 1º. Prémio  do 1º. Festival de coros alentejanos. Edição de METRO-SOM. Cota: FaiAlentejo: FF CA K7-0055
. 1984  (reedição em 1990) (K7): Cantares Alentejanos.  Edição de LUSOSOM. Cota FaiAlentejo: FF CA K7-0053
. 1993 (CD) Modas. Edição da ETNIA e ROBI DROLI.Cota FaiAlentejo: FF CA CD0004
. 1996 (CD) É TÃO GRANDE O ALENTEJO. Edição da Associação de Cante Alentejano “Os Ganhões”. Cota Biblioteca Municipal de Beja: 0.71 GAN BMB CD02289. Cota Faialentejo: FF CA CD0005           
. 2003 (CD) O CÍRCULO QUE LEVA A LUA. Edição da Associação de Cante Alentejano “Os Ganhões”.

- Repertório: K7 (1990): Cantando na linda rama; Além daquela janela; Ó minha pombinha branca; Nós somos do Alentejo; Mas que noite tão serena; Algarve, Alentejo e Beiras; A primeira vez que eu disse adeus; Ceifeira, linda ceifeira; Guardo o meu gado no campo; A vizinha tem lá lume; Ia chegando às areias; O Infante D. Henrique; Só uma pena me existe; Lembra-me o tempo passado. CD Modas (1993): Afonso Henriques um dia; Nós somos do Alentejo; Pelo toque da viola; Eu sou Português; A Vila de Castro Verde; Já te não lembras de mim; Sou português emigrante; Vamos nós saindo; O Almocreve; Guardo o meu gado no campo; Muito bem parece; A ribeira do Sol posto; Mas que noite tão serena; Ceifeira, linda ceifeira; Nos campos de Castro Verde; Eu perdi o meu anel; Vai de centro ao centro. CD É tão grande o Alentejo (1996): Ia chegando às areias; Ao romper da bela aurora; Olha a noiva se vai linda; Ó Águia que vais tão alta; Vai de centro ao centro; A ribeira do Sol Posto; Mondadeira Alentejana; A Vila de Castro Verde; Camponês Alentejano; Castro Verde és um jardim; É tão grande o Alentejo.

In: “Corais Alentejanos” (em actualização), de JFP.
Nota: Fotografias tiradas no Encontro de Grupos Corais, em Ferreira do Alentejo, em 2009.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: