TRATADO DO CANTE - Grupos Corais:

CASTRO VERDE

Grupo Coral e Etnográfico Feminino "As Camponesas" de Castro Verde
CORTIÇOL - Rua Professora Ema Júlio Valente, 36 - 7780 Castro Verde





Ficha Técnica:            

- Em Março de 1984, sob a égide da "Castra Castrorum" - Associação de Defesa do Património Natural e Cultural do Concelho de Castro Verde, um Grupo de mulheres quebrou o medo e mudez, formando um Grupo coral feminino.

- Ensaiam às Quartas-feiras, às 21,30 horas.

- O Grupo é composto por 26 elementos.

- Coordenador:  CORTIÇOL.
         
- Trajo: Trajadas a rigor, as Camponesas, mostram as seguintes figuras:
. Domingueiro:   Camisa de cor; Casaco e Saia comprida; Avental bordado, descaído; Lenço garrido sobre a cabeça, apanhado à frente, com as pontas a cair sobre o peito; meias de linha, de cor; chapéu preto.
. Ceifeira: Camisa de cores; saia comprida, apanhada entre pernas; Lenço colorido, apanhado de rebuço; chapéu preto; meia de linha, de cor; Bota de cabedal de cano, com atacadores; Alcofa para o farnel.
. Mondadeira: Camisa de cores; saia comprida, apanhada entre pernas; Lenço colorido, apanhado de rebuço; chapéu preto; meia de linha, de cor; Bota de cabedal de cano, com atacadores; Sacho de mondadeira.
. Apanhadeira de Azeitona: Camisa de cores; saia comprida, apanhada entre pernas; Lenço colorido, apanhado de rebuço; chapéu preto; meia de linha, de cor; Bota de cabedal de cano, com atacadores; Alcofa com duas asas para a azeitona.
. Aguadeira: Camisa de cores; saia comprida, apanhada entre pernas; Lenço colorido, apanhado de rebuço; chapéu preto; meia de linha, de cor; Bota de cabedal de cano, com atacadores; Cântaro de barro e Cocharro de cortiça.

- Histórico: Contra a corrente, enfrentando os ventos adversos como todos os que ousam, em Castro Verde um Grupo de mulheres afirma-se elevando-se individualmente e arroga-se colectivamente o direito de defender a sua cultura: cantando de novo as modas que há muitos anos atrás, cantavam na ida para o trabalho, no trabalho e no regresso do trabalho.
Têm-se multiplicado as actuações do Norte ao Sul do País, levando, qual Embaixada, o testemunho fiel da nossa cultura genuína. Logo no ano da sua fundação, em Junho de 1994 obteve o primeiro lugar no Concurso do traje que se realizou em Beja. Actuam em todo o Alentejo e na zona da grande Lisboa, em Encontros, Desfiles e Festas. Tem uma média de 25 a 30 desempenhos por ano.

- Repertório: As modas que cantam resultam de aturadas pesquisas em que se montam peça por peça, silaba por silaba, versos esquecidos, estilos perdidos e costumes abandonados na pressa imposta pela corrida atrás do progresso.
Cassete (Canto das terras brancas I) (1994): Trigueira de raça; Muito Bem parece; Ao romper da bela aurora; Que inveja tens tu das rosas; Ao passar da ribeirinha; Ceifeira, linda ceifeira; Na estação de Vila Nova. CD (Vozes das terras brancas) (1996): Castro Verde é nossa terra; Ao romper da bela aurora; A pombinha chora, chora; Já lá vem o barco à vela; Camponesa; Rosa Branca Desmaiada; Invejam-me as tuas rosas; Quando o galo canta cedo; Ceifeira, linda ceifeira; Muito bem parece; Estação de Vila Nova; Ó Castro, terra de amores; Não quero que vás à monda; Ó vai ó linda; Andorinha; Vamos nós saindo.

- Registos Fonográficos:  

Cota FaiAlentejo: FF CA K7-0054
1987 – (K7) Meu Alentejo Querido Registo Sonoro)
Edição: “Castra Castrorum”

Cota FaiAlentejo: FF CA K7-0052
1994 (K7): Cantos das Terras Brancas I (registo sonoro)
Edição: CORTIÇOL – Coop. De Informação e Cultura, CRL.
Grupos: Violas Campaniças; As Camponesas; Moda Campaniça; Os Carapinhas.

Cota FaiAlentejo: FF CA CD-0024
1995 (CD): “Cante de Natal e Ano Novo” (registo sonoro).
Edição: ImagemImenso, Lda.
Grupos: Os Vindimadores da Vidigueira; Cubenses Amigos do Cante; As Camponesas de Castro Verde; Alma Alentejana de Peroguarda; Os Ceifeiros de Cuba.

Cota FaiAlentejo: FF CA CD0011
1996 – (CD) CASTRO VERDE Vozes das terras brancas (Registo Sonoro).
Edição:  EMI – Valentim de Carvalho, Música Lda.


Cota FaiAlentejo: FF CA CD0012
Cota: 0 GRU BMBL CD03264. Biblioteca Municipal de Beja.
1997 – (CD) Modas dos Mastros (Registo Sonoro).
Edição da CORTIÇOL – Cooperativa de Informação e Cultura, CRL


In: "Corais Alentejanos" (em actualização), de JFP.

Nota: Duas fotos tiradas no Encontro de Grupos Corais, na Feira de Castro de 2014.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: