TRATADO DO CANTE - Grupos Corais:

SERPA:

Grupo Coral "Os Ceifeiros de Serpa"
Rua da Capelinha, 7 - 7830 SERPA




 Ficha Técnica:

- O Grupo foi fundado em 23 de Fevereiro de 1975.

- Ensaiam às Terças e Sextas-feiras, à noite.

- O Grupo é composto por 25 elementos.

- Trajo: Ceifeiro: Camisa em xadrez azul/castanho; Calça de cotim, militar; Lenço branco, com bolinhas azuis; Chapéu preto; Safões de pele. Adereços: Alforge tipo manta; Foice.

- Histórico: Tem uma média de 20 a 30 desempenhos por ano. Actuam em todo o País, para divulgação do "cante" alentejano, com maior impacto, no Alentejo e na zona da grande Lisboa, onde existe uma comunidade, muito forte de alentejanos. Destacamos algumas actuações: Porto; Guarda; Braga; Coimbra; Abrantes; Lisboa.

- Registos fonográficos: Duas cassetes áudio, em 1989 e 1994.

- Repertório: Cantam as "modas" características da sua zona, com as adaptações das letras ao momento actual.
Cassete (1989):  Serpa do Alentejo; Camponesa Alentejana; Meu lírio roxo; Abre-te ó campa sagrada; Ceifeiro; Quando o galo canta; Tenho barcos, tenho remos; Ó Serpa velhinha; Aurora.
Cassete (1994):  Serpa que és minha terra; Melancolia do campo; Ó Menina Florentina; É lindo na Primavera; Já lá vem rompendo aurora; Meu lírio roxo do campo; É tão querido o meu País; Tenho lá no meu quintal.

- Outras considerações: Por vezes o Grupo não pode corresponder às solicitações e aos convites que lhe são endereçados, por falta de transporte, contando no entanto, com todo o apoio das autarquias do concelho. As suas actuações são gratuitas e têm, exclusivamente, a intenção de divulgar o cante Alentejano.


In: “Corais Alentejanos”(em actualização), de JFP.

Nota: duas fotografias tiradas na Feira do Queijo de Serpa em 2007.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: