TRATADO DO CANTE - Grupos Corais

TRATADO DO CANTE - Grupos Corais

Grupo Coral e Etnográfico "Os Trabalhadores" da Casa do Povo de Ferreira do Alentejo 

Rua Capitão Mouzinho, 127. 900 Ferreira do Alentejo



Ficha Técnica:
- O Grupo foi fundado em Maio de 1963.

- Ensaiam às sextas-feiras, na Casa do Povo, à noite.

- O Grupo é composto por 19/22 elementos.

- Trajo: Domingueiro: Calça, colete e jaqueta castanha; Cinta e chapéu preto; Camisa branca; Lenço colorido. Almocreve: Camisola aos quadrados; Chapéu preto; Lenço colorido; Calça de ganga; Safões de cabedal; Arrelhada. Pastor: Camisa aos quadrados; Chapéu preto; Samarra; Safões de pele; Tarro de cortiça; Cajado. Ceifeiro: Camisola aos quadrados, atada à cintura; Lenço colorido; Chapéu preto; Calça de ganga; Safões de cabedal; Mangueiras; Foice; Canudos de cana.

- Histórico: Na Jugoslávia, em 1972, foram galardoados com o Primeiro prémio, entre 68 agrupamentos, oriundos de toda a Europa, na 8ª. semana folclórica de Zagreb. Como prémio deste feito, foram convidados especiais, numa festa, onde estiveram representadas as mais altas individualidades da Jugoslávia. Em 1975, na receção ao Marechal Tito em Portugal, representaram o Alentejo. Em 2004 estiveram nos Açores, na ilha do Faial onde participaram no VII Encontro de Música Tradicional. Em concursos tem no seu currículo: Primeiro e Segundo prémio em "Altos", em Castro Verde; Primeiro lugar em Lisboa, em 1967; Segundo prémio, a nível Nacional, no Pavilhão dos Desportos, Lisboa, em 1968. Em 1960 estiveram, no 1º. Festival de Folclore, na Penina, com transmissão direta na RTP. Estiveram nas Bodas de Ouro da Casa do Alentejo.Tem uma média de 15 a 20 desempenhos, por ano, divididos por Encontros de Grupos Corais, Desfiles e Festas, em todo o País, com especial incidência no Alentejo e na zona da grande Lisboa. Organizam anualmente o Encontro de Grupos Corais de Ferreira do Alentejo.

- Registos fonográficos: Gravaram para dez programas televisivos e em 1975, fizeram uma gravação para uma TV americana e gravaram para 68 programas radiofónicos, na Emissora Nacional, da responsabilidade de Manuel Aragão, entre 1962 e 1974. Gravaram dois discos (EP’s), em 1966 e 1972; Várias cassetes audio; 2 CDs’ (participações):
S/D (EP) vinil “Grupo Coral e Etnográfico “Os Trabalhadores” de Ferreira do Alentejo”. Edição: Tagus. Grupo Coral e Etnográfico “Os Trabalhadores” de Ferreira do Alentejo. Cota: FF CA EP-025 – FaiAlentejo
1992 (K7): Folclore de Portugal. Edição: Riso e Ritmo Discos, Lda. cota FF CA K7-0095 – FaiAlentejo.
1996 (K7): Folclore Português. Edição Movieplay Portuguesa, SA. (...) Grupo Coral e Etnográfico “Os Trabalhadores” de Ferreira do Alentejo. Cota FF CA K7-0094 – FaiAlentejo.
1998 (2 CDs ): O Cante Alentejano. Edição: Public-art, Editora – Coimbra. Cota: FF CA CD-0025 – FaiAlentejo.
1999 (CD): O Cante das Flores. Edição: ImagemImenso, Lda. Cota: FF CA CD-0022- FaiAlentejo.
S/D (CD): V Jogos do Concelho de Ferreira. Edição: Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo. Cota FF CA CD-0029 – FaiAlentejo.

- Repertório: Cantam as "modas" que conseguiram furar a barreira do tempo e se mantiveram, considerando a zona onde se inserem. Destacamos: Nós somos trabalhadores; Já morreu quem me lavava; Andei a guardar o gado; Ao romper da madrugada; Ceifeira, linda ceifeira; Alqueva e Galé; Malmequer criado no campo; Trigueirinha alentejana; Nasce o sol no Alentejo; Igreja da nossa terra; Ó minha pombinha branca; Ferreira do Alentejo.

“O Canto alentejano é maravilhoso, é um misto profano-sagrado e canta dois profundos sentimentos humanos: o amor e a saudade. Vem de longe, dos antepassados e ficou na alma do povo como relíquia viva de uma tradição que não morre. É sempre lindo e belo”. (Cota: FF CA EP-025 – FaiAlentejo).

In: “Corais Alentejanos”, de JFP. Edições Margem. (em atualização).
- Nota: Fotografia tirada no Encontro de Grupos Corais, em Ferreira do Alentejo, no ano de 2009.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: