TRATADO DO CANTE - Grupos Corais

TRATADO DO CANTE - Grupos Corais:

Grupo Coral e Etnográfico "Alma Alentejana" de Peroguarda

Junta de Freguesia de Peroguarda
Largo Quirino Mealha
7900 Peroguarda





Ficha Técnica:                      
- Fundado em 1936, pelo Prof. Joaquim Roque. Estiveram em actividade até 1960. No período de 1960 a 1988, atuaram esporadicamente e quando solicitados. Desde 1988 que se mantém reagrupados, mantendo, no entanto, as mesmas características que lhe deram origem: defendendo o "cante" alentejano; mantendo os "trajos"; revivendo os "balhos"; enfim, a tradição desta zona.

- O Grupo é composto por 23 (+) elementos.

- Trajo: Homens: Domingueiro: Jaqueta e colete de astracã preta; cinta de algodão preta; calça preta à boca de sino; camisa branca; lenço branco, bordado com o nome do cantador; chapéu preto. Ceifeiro: Camisola de riscado, aos quadradinhos, azul e branco; colete de cor; calça de cotim "militar"; lenço branco rameado e bordado com o nome do cantador; chapéu preto; algibeira separada atada à cintura; foice e canudos de cana para os dedos das mãos, como adereços. Pastor: Camisola de trabalho, de várias cores; calça de cotim "militar; jaqueta de saragoça; pelico; safões de pele; chapéu preto; cajado; corna. Varejador: Camisola de riscado, aos quadradinhos, azul e branco; colete de cor; calça de cotim "militar"; lenço branco rameado e bordado com o nome do cantador; chapéu preto; vara de varejar. Mulheres: Domingueiro: Camisa de cor; casaco e saia comprida, pretas; avental bordado, descaído; lenço garrido, sobre a cabeça, apanhado à frente, com as pontas a cair sobre o peito; meias de linha, de cor; chapéu preto. Ceifeira: Camisa de cores, saia comprida, apanhada entre pernas; lenço colorido, apanhado de rebuço; chapéu preto; meia de linha, de cor; bota de cabedal de cano, com atacadores; mangueiras; punhos; avental, em regaço; alcofa para o farnel. Mondadeira: Camisa de cores, saia comprida, apanhada entre pernas; lenço colorido, apanhado de rebuço; chapéu preto; meia de linha, de cor; bota de cabedal de cano, com atacadores; mangueiras; punhos; avental, em regaço; sacho. Apanhadeira de azeitona: Camisa de cores, saia comprida, apanhada entre pernas; lenço colorido, apanhado de rebuço; chapéu preto; meia de linha, de cor; bota de cabedal de cano, com atacadores; mangueiras; punhos; avental, em regaço; alcofa com duas asas para a azeitona. Aguadeira: Camisa de cores, saia comprida, apanhada entre pernas; lenço colorido, apanhado de rebuço; chapéu preto; meia de linha, de cor; bota de cabedal de cano, com atacadores; mangueiras; punhos; avental, em regaço; enfusa; "cocharro" de cortiça.

- Histórico: Ao longo dos seus anos de existência, considerando as várias interrupções, a que se sujeitaram, tem atuado nos mais diversos pontos do País. Participaram nas festas dos Centenários, em 1940, em Lisboa e Porto, período em que se encontravam em franca atividade. Participaram nas festas do cinquentenário da "Aldeia Mais Portuguesa de Portugal", em 1988, em Monsanto. Neste novo período da sua existência atuaram em Coimbra, em homenagem a Michel Giacometi; em Ferreira do Zêzere; Lisboa; Porto; Viana do Castelo; Beja; Évora; Cuba; Ferreira do Alentejo; Viseu; Póvoa do Varzim; Póvoa do Lanhoso; Castro Verde, Feijó; Tires; Vendas Novas. Tem uma gravação, feita em filme, para a um documentário, sobre a vida de Michel Giacometi.

- Registos fonográficos: Um L.P. em 1940. Uma cassete áudio em 1989.

- Repertório: Cumprindo escrupulosamente as origens do cante, incluem no seu reportório, todas as modas que se cantavam nesta zona, que tão rica é.
Cassete (1989): Viva o nosso Portugal; Castelo de Beja; Já lá vem o Alto Mar; Lindo ramo verde escuro; Mas que noite tão serena; As nuvens que andam no ar; O Alentejo dá pão; Pastorinha vem comigo; Olha a laranjinha do meu quintal; Loendreiro; Abre-te campa sagrada; Senhora da Conceição.
Fazem parte integrante do seu reportório as: "Modas de cadeia"; as "Valsas Marcadas"; e as "Modas Tradicionais".


In: “Corais Alentejanos”, de JFP. Edições Margem. 1997.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: