TRATADO CANTE - Grupos Corais:

CASÉVEL – CASTRO VERDE

Grupo Coral Etnográfico Vozes de Casével        

Cortiçol - Rua Professora Ema Júlio Valente, 36
7780 Castro Verde



Ficha Técnica:           

- O Grupo foi fundado em 2 de Fevereiro de 1988.

- Ensaiam às Sextas-feiras à noite em Casével.

- Organizam o Encontro Anual de Corais em Agosto ou Setembro.

- É composto por 30 elementos.

- Trajo: É demonstrando como se vestiam os homens que trabalhavam na agricultura, nesta área, que as vestimentas dos componentes do grupo representam as seguintes figuras: Almocreves; Ceifeiros; Pastores; Moleiros; Feitores; Trabalhadores Indiferenciados. Como utensílios os componentes do grupo mostram: As pás das eiras; As mantas; Malhadeira (eira).

- Histórico: Desde a constituição do grupo, que com uma média de 20 a 25 desempenhos por ano, se tem deslocado, quando solicitados, aos diversos pontos do País, para divulgar o "cante" Alentejano. Já actuaram em todas as localidades do concelho de Castro Verde, com especial relevo para as actuações em: Castro Verde, Minas Neves Corvo; Entradas; Aivados; Conceição; Casével. No Alentejo em: Beja; Évora; Ourique; Garvão; Vila Nova de Milfontes; Almodôvar; Salvada; Montes Velhos. Na zona da Grande Lisboa, onde a comunidade Alentejana é muito forte, em: Casa do Alentejo; Baixa da Banheira; Barreiro; Cacém; Tires; Lavradio; Caneças; Zambujal; Quinta da Lomba; São Brás de Alportel.

- Registos fonográficos:

Cota FaiAlentejo: FF CA CD0009
Cota: 0 GRU BMBL CD03263. Biblioteca Municipal de Beja.
1997 – (CD) O Alentejo é Lindo (Registo Sonoro),
- Edição: CORTIÇOL
- Modas: Dá-me um beijo, morena; Casével terra sagrada; às quatro da madrugada; Fui um dia passear; Beja do Baixo Alentejo; Ao romper da Bela Aurora; Portugal é um jardim; Pelo toque da viola; O Alentejo é lindo; Nos campos do Alentejo; Somos filhos de Casével.



- Repertório: Catam as modas do cancioneiro alentejano, com especial saliência para as que desde sempre foram e são cantadas nesta zona. De entre elas: Casével, terra sagrada; Portugal é um jardim (Silvestre Rosa); O Alentejo é lindo; Pelo toque da viola; Fui um dia passear; Dá-me um beijo, morena; Ao da bela aurora; É tão grande o Alentejo; Somos do Baixo Alentejo (Silvestre Rosa).


In: “Corais Alentejanos” (em actualização), de JFP.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: