TRATADO DO CANTE - Escrito:

“(…) 

Brevíssimo panorama da música árabe actual.

Países do Golfo (Arábia Saudita, Kuwait, Bahrain, Omã, Qatar, Emirados Árabes Unidos).
Nestes países existe uma grande identidade do ponto de vista musical. A par da música de extracção beduína, da religiosa, a de carácter popular começa agora a afirmar-se. A grande tradição é o canto colectivo com acompanhamento instrumental mais ou menos sóbrio e reduzido. As canções de trabalho, pesca e colheitas, ou os cantos guerreiros acompanhados, por vezes, com palmas e coreografados, são de uma grande beleza. Os do Kuwait em particular, pela sua dolência e lirismo, sugerem não raro a «respiração» do cante alentejano.
(…)”

In: “Arabesco da música Árabe e da Música Portuguesa”, de Adalberto Alves. Edição Assírio & Alvim. Outubro de 1989. Pág. 87.


ADALBERTO ALVES (18 de Julho de 1939) é poeta, escritor, ensaísta, arabista, historiador, conferencista e jurista português.
Foi premiado com o Prémio Internacional Sharjah para a Cultura Árabe em 2008, da UNESCO.
Antes da Revolução dos Cravos em 25 de Abril de 1974, fez activa oposição ao regime salazarista e advogou no Tribunal Plenário, em defesa de presos políticos, tendo-lhe sido vedado, até ao 25 de Abril, o acesso à Função Pública.

In: https://pt.wikipedia.org

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: