TRATADO DO CANTE - Escrito:

"O Cante Alentejano


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O padre António Marvão, Alentejano da Amareleja, desaparecido do mundo dos vivos em 1993, foi um enorme entusiasta do “Cante”, como o atestam várias obras publicadas, a última das quais lançada em 25 de Junho de 1997, através da INATEL, em Beja. 
Sem pretendermos gerar controvérsias, se calhar bem interessantes nesta matéria, transcrevemos alguns textos de sua autoria constantes, aliás, de uma intervenção na Academia de Ciências do Porto, há uns bons 40 anos:

“ ... O Cante Alentejano é uma polifonia simples, a duas vozes paralelas, à terceira superior. Como polifonia, situamo-la na época em que esta tinha o principal lugar na música, toda ela vocal, a que se deu o nome de milénio vocal, uma polifonia sem instrumentos.
O Cante Alentejano é composto de modas, nas quais sobressaem, em algumas delas, dois sistemas musicais, inteiramente distintos: o sistema modal, em uso durante toda a Idade Média, e o sistema tonal, já fruto do Renascimento...
(...)

Características das modas Alentejanas:

- São todas em tons maiores;
- Têm algumas o soluço eclesiástico, ou pausa para respirar;
- Têm algumas o acorde de trítono, que Arnld Schomberg
   baniu da harmonia, ao inventar a dodecafonia seriada;
- Não existem modulações;
- Principiam, muitas delas, pelo acorde de subdominante;
- Serem uma polifonia a duas vozes paralelas, à terceira
   superior.

(...)
 ... Os cantadores Alentejanos, geralmente homens do campo, cantam em grupo, divididas as vozes em três naipes: o ponto, o alto e as segundas vozes (baixos).
A função do ponto é iniciar a moda, retomada depois pelo alto, e em seguida pelas segundas vozes, constituindo assim o coro. É função específica do alto preencher as pausas com as “vaias”, no fim das frases musicais, excepto na última - assim uma espécie de ponto na primeira voz ...
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 ... O Cante Alentejano tem sentido do amor, da saudade e da tristeza, embora associado a outros temas...
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 ... Das 206 modas do Cancioneiro Alentejano, 114  (55%) falam do Amor, ...das restantes, 92  (44,6%) cantam a Saudade, (7,75% ) cantam a Morte 16, e 17 cantam a Tristeza (8,25%)...
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 ... O Cante Alentejano tem origem na Vila de Serpa. As escolas de polifonia clássica do século XV, em Évora, foram frequentadas por alguns frades da Serra de Ossa, mandados para Serpa onde fundaram o Convento dos Paulistas e “Escolas de Canto Popular”: - Destas escolas deve ter saído o Cante Alentejano...

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 ... O Cante Alentejano representa a cultura popular tradicional do povo do Baixo Alentejo, de um valor extraordinário, com a sua identidade própria, as suas características específicas e a sua peculiar interpretação...
(...)

 ... A cultura, representada no Cante Alentejano, traduz a perfeita imagem do povo Alentejano, no seu quotidiano, durante séculos, e que se mantém viva, em toda a sua beleza sentimental e nostálgica, que embalou a sua gente, a fez trabalhar, cantar, chorar, sofrer, rezar e morrer, numa epopeia bem digna da pena de um novo, ainda que rústico, épico...”

Por Padre António Marvão

in: "Boletim do Cante Alentejano nº. 1" de Setembro de 1997.

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