TRATADO DO CANTE - Almanaque:

"IMAGENS DO ALENTEJO" 




“Da colecção “Amanhã” aos seus leitores

“Desejando estimular o mercado livresco e tornar conhecidos alguns valores novos, ofuscados pela densa neblina onde gravita um punhado de astros sem luz própria, e cujo brilho é devido apenas aos reflexos reverberantes de velas acesas em Capelinhas do Elogio Mútuo, deliberou esta colecção pôr o seu esforço e boa vontade ao serviço de uma causa elevada, tentando arejar a mentalidade portuguesa a rajadas de luz, emitidas por novos sóis, com vida e brilho próprios.

(…)

Este volume, "Imagens do Alentejo", documentário vivo e calcinante, sem grandes preocupações literárias, da fecundante região dos grandes senhores e dos grandes escravos, é uma obra essencialmente regionalista, onde são cantadas as belezas do seu solo, e as grandezas e misérias do seu povo, pelo jovem alentejano Henrique Zarco.

Este novel escritor, ao delinear esta obra, quis chamar a atenção dos homens de letras, artistas e governantes da nossa terra para essa fecundante região que se estende ao longo duma planície tam vasta, que se perde de vista na imensidade do dourado das espigas trazidas à superfície pelo esforço hercúleo dos seus filhos e … que não lhes garante o pão para o seu sustento.

É pois, para esse manancial de beleza ardente e artística, em cujo solo escaldante se abrasa e esquece este nobre povo alentejano, que apelamos para todos os corações sensíveis, que auscultem a vida desta dolente gente que revolve a terra em busca do minério e do pão.”


In: “Imagens do Alentejo (documentário da vida alentejana)”, de Henrique Zarco, colecção Amanhã, 1936, Imprensa Artística, Lda. Ilustrações de Manuel Ribeiro Pavia (1936). Págs. 7 a 10.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: