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TRATADO DO CANTE - Destaque-se:
VICENTE RODRIGUES Personalidade incontornável do Nosso Cante. Quem não se lembra das "Cantarinhas de Beringel"? de "As flores da minha terra"? Criações suas! Nasceu a 2 de Novembro de 1910 e faleceu em 12 de Janeiro de 1982. Natural de Alcáçovas, residiu deste tenra idade até ao fim dos seus dias, na Vila do Torrão. Comerciante, proprietário de uma loja situada na rua dos Cardins, onde se podia comprar do azeite as chitas, riscados ou tecidos de la, Vicente Rodrigues mantinha nesse espaço privilegiado internos contactos humanos. Muitos se recordarão ainda mesmo aqueles para quem se torna necessário recorrer a memórias de infância, da figura roliça, Calva de cara redonda, por detrás do velho balcão corrido, aviando o azeite a medida dos tostões da cliente ou medindo pano: bem disposto e comunicativo. O seu discurso deixava contudo transparecer uma certa ironia amarga mal disfarçada nas suas frequentes "mangações". Foi como dramaturgo e sobr...
TRATADO DO CANTE: O “CANTE” ALENTEJANO Pelo padre António Marvão O padre António Marvão, Alentejano da Amareleja, desaparecido do mundo dos vivos em 1993, foi um enorme entusiasta do “Cante”, como o atestam várias obras publicadas, a última das quais, lançada em 25 de Junho de 1997, através da INATEL, em Beja. Sem pretendermos gerar controvérsias, se calhar bem interessantes nesta matéria, transcrevemos alguns textos de sua autoria constantes aliás de uma intervenção na Academia de Ciências do Porto, há uns bons 40 anos: “... O Cante Alentejano é uma polifonia simples, a duas vozes paralelas, à terceira superior. Como polifonia, situamo-la na época em que esta tinha o principal lugar na música, toda ela vocal, a que se deu o nome de milénio vocal, uma polifonia sem instrumentos. O Cante Alentejano é composto de modas, nas quais sobressaem , em algumas delas, dois sistemas musicais, inteiramente distintos: o sistema modal, em uso durante toda a Idade Média, e o...
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