TRATADO DO CANTE - A paixão do Cante

JOAQUIM CARDOSO - Faria hoje 68 anos. Deixou-nos o melhor exemplo do que é: Ser do Cante!. Grande animador e grande impulsionador do Cante. Dos tempos que com ele comunguei,  o nosso cante era o motivo, era sempre o motivo. Ainda hoje o recordo e revejo nele aquela dedicação própria de querer o melhor na condução do seu Grupo:




MONSARAZ - REGUENGOS DE MONSARAZ:


                        
Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz
Praça D. Nuno Álvares Pereira, 1
7200 – 175 Monsaraz
Tel.: 266 550 120, Fax: 266 550 121
www.monsarazgrupocultural.com
Email gcdfmonsaraz@gmail.com
cantegcdfmonsaraz@gmail.com

Ficha Técnica:    
- O Grupo foi fundado em: 24 de Agosto de 2003.
- Ensaiam às SEXTAS-FEIRAS, na Casa do Cante, Telheiro, às 21:00 horas.
- O Grupo é composto por 25 elementos:
- Traje: Fato domingueiro em uso nesta região nos fins do século XIX princípios do século XX. Desde o chapéu às botas, passando pelas camisas, coletes e jaquetas, bem como as respectivas correntes de prata para o relógio de bolso, pretendeu-se dar a conhecer e manter um traje muito habitual nas classes médias nesta região (seareiros), quando tomavam um copo nas adegas ou tabernas aos domingos ou aos dias de festa, ou ainda em ambientes de relação social ou em festas de família, e que normalmente terminavam sempre a cantar á alentejana.
O Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz utiliza o traje de duas formas: Umas vezes, completo – (Colete e Jaqueta) – em actuações em festas de cerimónia ou em dias frios. Outras vezes, apenas com o colete – normalmente em desfiles ou actuações em dias de muito calor.

- Realizam anualmente um Encontro de Grupos Corais em Monsaraz (último fim de semana de Julho) e fazem um concerto de Natal c/ Cantes ao Menino

- Histórico: Tem uma média de 20 desempenhos por ano, de Norte a Sul do País, com especial incidência no Alentejo, em Encontros de Grupos Corais; Desfiles e Festas, Programas de Rádio e Televisão etc. Em 2005 destacamos as seguintes: Actuação na RTP no Programa “Portugal no Coração”. Espectáculo de apresentação do CD “Monsaraz, Varanda do Alqueva.

- Registos Fonográficos:
. 2005 – (CD) Monsaraz, Varanda do Alqueva. Edição do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. Cota: FF CA CD0055- FaiAlentejo.
. 2011 - (CD e DVD): Águaterracante. Documentário vídeo sobre a Festa do Cante em Monsaraz, cuja banda sonora inclui os seguintes temas interpretados pelo Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. Edição do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, coordenação de Joaquim Cardoso. Cota: FF CA DVD-006 – FaiAlentejo.
. 2014 – (CD e DVD) “Monsaraz do Natal aos Reis”. Edição do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. Coordenação de Joaquim Cardoso. Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz; Grupo À Capela; Manuel Sérgio e José Farinha; Quarteto de Cordas Baccus. Cota: FF CA CD 0111 – FaiAlentejo.



- Repertório: Do seu reportório fazem parte modas de características específicas, considerando os usos e costumes da região. Salientamos: Monsaraz varanda do Alqueva, Meu lírio Roxo, Andorinha nossas penas, Monsaraz está situada, Ó meu lindo Guadiana, Linda Jovem era pastora, Moreninha alentejana, Monsaraz velhas muralhas, Hino ao Alentejo, Alentejo Alentejo, Primavera és tão linda, A triste pomba coitada, Morena de raça, Rosa mãe, Abre-te á campa sagrada, É tão grande o Alentejo.


- Objectivos: Divulgação do cante alentejano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: