TRATADO DO CANTE - Escrito:

O ESTADO ACTUAL DO CANTE ALENTEJANO


"(...)
O total de grupos até 1997 era de 107 grupos corais. 
Por distritos, 63 no Distrito de Beja, 13 no Distrito de Évora, 6 no Distrito de Setúbal, e 25 no Distrito de Lisboa. Destes, de Beja, 7 são femininos, 5 infantis. Em Évora 2 grupos musicais, em Setúbal, um musical, e um feminino, e em Lisboa, 3 musicais e um feminino.
O número de elementos dos grupos corais, mobilizavam: 2.486 elementos, sendo homens 1974, mulheres 196, e crianças 163, e dos grupos musicais entre homens e mulheres, 151 elementos.
Os grupos corais por média de idades e por Distrito, temos no Distrito de Beja , a média de idades é 56 anos, as mulheres de 51 anos, e a média de idades dos grupos infantis é 8 anos de idade. O Distrito de Évora a média de idades é de 50 anos e no Distrito de Setúbal, 42 anos, e o Distrito de Lisboa é o grupo etário mais velho que se apresenta com a média de idades de 57 anos. De referir que em Setúbal beneficia um pouco pelos grupos musicais, com a média de idade que faz baixar a média de idades, Évora que também tem um grupo relativamente jovem, com a média de idades à volta dos 35-36 anos, o Grupo do GNR, e Beja acaba também por beneficiar um pouco com o grupo de Santo Aleixo da Restauração, cuja média de idades anda por volta dos 30 anos. 
(...)"
Extrato da Comunicação proferida por JFP em Toronto a 23 de Fevereiro de 2001, na Casa do Alentejo de Toronto.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: