TRATADO DO CANTE – Grupos Corais:

OURIQUE – Ourique

Grupo Coral de Ourique






Ficha Técnica:            

. O Grupo foi fundado em 25 de Julho de 1947 e reactivado em Agosto de 1997.

. Ensaiam às Segundas e Sextas Feiras, à noite.

. O Grupo é composto por 25 elementos.

. Trajo: Colete preto; Calça preta; Camisa branca; Chapéu preto de aba larga; Cinta preta; Lenço rameado de fundo preto.

. Historial: Estiveram no programa da fundação da RTP. Actuaram em França, Bélgica. Tem desempenhos de norte a sul do País, com especial relevo para as suas participações em Encontros, Desfiles e Festas que se realizam, anualmente, nas terras onde há Grupos Corais, quer no Alentejo, quer na zona da grande Lisboa. Actuam, também com alguma regularidade, no Algarve.

. Registos fonográficos:
2007 (K7): Meu amor abre-me a porta
Edição: Hipermúsica         
Fonoteca Faialentejo FF  CA K7-0097


. Repertório: Cantam as "modas" que se cantam na sua zona  e que conseguiram resistir ao tempo, agora, com as letras adaptadas ao momento actual, das quais salientamos:
Meu amor abre-me a porta; Linda rosa, tu não vás; Ó meu tirone; É tão grande o Alentejo; Henriqueta, ó que linda, ó linda; Ourique é nossa terra; Ao romper da bela aurora; Sai a pomba do pombal; Vou-me embora, vou-me embora; Fui-te ver, estavas lavando; Da minha varanda.

Faz parte do seu reportório o cante das Janeiras e dos Reis.

in: "Corais Alentejanos" (em actualização), de JFP.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: