TRATADO DO CANTE - À minha moda:

XARRAMA


Ponto:         
As minhas mágoas que eu contei ao rio
Nos dias de frio quando ia lavar
Sempre na esp’rança que o rio as levasse
E ao mundo contasse que eu estava a chorar.

Coro:          
Meu Xarrama amigo, conta-me os segredos
Que as lavadeiras te iam contar
Passavas com força, lavando os penedos
Mas era mentira, não ias p’ró mar
Quantos recados te dei p’ra levares
Às águas dos mares que correm o mundo
Mas tu teimoso chegavas ao Sado
Ficavas parado, silêncio profundo.

Ponto:         
Eu disse um dia, não tinha jantar
P’ra contares ao mar que eu estava aflita
Voltei p’ra casa confiando em ti
E adormeci com fome, acredita.

Coro:          
Meu Xarrama amigo, conta-me os segredos
 ....

Ponto:         
Hoje coitado já estás como eu
A esp’rança morreu, já te vejo o fundo
Mas acredita que não estou zangada
Sou a tua amada, deixa lá o mundo.

Coro:          
Meu Xarrama amigo, conta-me os segredos
 ...

in:  
1993 – (K7) Torrão de Alicante (Registo Sonoro), Ed. Alberto Oliveira
Modas:   Torrão de Alicante; Flores da minha terra; Trevo; Ceifeiro; Toda a terra tem seu fado; Desejo alentejano; Canto à terra; Amora negra; Verde; O Rio Xarrama (hino).
Grupo Coral Feminino Cantares do Xarrama



Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: