TRATADO DO CANTE – Grupos Corais:

MOURÃO – Aldeia da Luz

Grupo Coral da Aldeia da Luz
Associação de jovens Campos de Lousa 
Aldeia da Luz, Mourão




Ficha Técnica:

Devido ao gosto pelo cante alentejano, um grupo de amigos juntou-se e começou a ensaiar, ainda no antigo casão da junta de freguesia, na antiga Aldeia da Luz. 

. O grupo coral da Luz foi fundado em 3 de Abril de 2001.

. O grupo coral organiza todos os anos na última semana de Julho, um encontro de corais na Aldeia da Luz, que faz parte da tradicional semana cultural organizada pela Associação de jovens Campos da Lousa. 

. Actualmente conta com 16 elementos, dos quais apenas sete se mantiveram durante estes 13 Anos de existência.

. Histórico: A primeira actuação teve lugar em Santo Aleixo da Restauração, em Agosto de 2001, num encontro de grupos corais. A maioria das actuações do grupo é em encontro de grupos corais, um pouco por todo o Alentejo e na zona da grande Lisboa, onde existe uma grande comunidade de Alentejanos. Há ainda a destacar uma participação especial no programa Praça da Alegria da RTP 1 e dois convites para actuações na Casa do Alentejo em Lisboa. 

. Registos Fonográficos: Em Janeiro de 2006 gravou o seu primeiro CD, intitulado “Cantares do Alentejo”, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Mourão e da Junta de Freguesia da Luz. 
2006 – (CD) “Cantares do Alentejo”.
Edição: Grupo Coral da Luz.
Cota FaiAlentejo: FF CA CD0062.


. Reportório: As modas originais do reportório são feitas pelos elementos que fazem ou fizeram parte do próprio grupo, fazendo ainda alguns arranjos das modas tradicionais Alentejanas. Do CD “Cantares do Alentejo” - Modas: Já chegou a Primavera; Luz querida; Alentejo tu já tens; Deixar a minha terra natal; Ceifeira; Que bonito não seria; Venham ver o Alentejo; Lavoura; As margens do Guadiana; Alentejo já tem o lago mais desejado; Quando eu era ganhão; Aldeia velhinha; Ó minha terra; Trigueira de raça.

Nota: Dados recolhidos na página da Junta de Freguesia da Aldeia da Luz, Mourão.


In: “Corais Alentejanos” (em actualização). De JFP.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: