TRATADO DO CANTE – Grupos Corais:

DIÁSPORA - CANADÁ

Grupo Coral Masculino da Casa do Alentejo de Toronto
M6H 2A2 Canadá
1130 Dupond Street -Toronto, Ontário


 Ficha Técnica:

- O grupo Coral foi fundado em Setembro de 1983. Tendo feito a sua primeira actuação em 19 de Fevereiro de 1984, no almoço inaugural da primeira semana Cultural Alentejana. Foi um enorme sucesso, como será de imaginar. Muitas lágrimas ao ouvir o cantar “MELANCÓLICO” Alentejano em terras tão longínquas do “Norte da América”. O Alentejano nunca esquece o seu “torrão dourado” e como é óbvio quando dois Alentejanos se encontram fora da sua terra mãe - o mote é a “cantiguinha” Alentejana - e como tal com a criação da Casa do Alentejo, houve logo a ideia de se criar um grupo de cante Alentejano. Não foi muito difícil conseguir arranjar elementos mas, claro surge depois a tal dificuldade que ainda existe: cada elemento, da sua freguesia do Alentejo (e praticamente quase todas as terras), são diferentes, o que para o Cante Alentejano se torna complicado. Mas como para o Alentejano nunca há problemas, devido ao seu poder de adaptação e espírito hospedeiro.

- São fundadores do Grupo Coral: Raul Raposo; Maria Raposo; Manuel Raposo; Aldina Raposo; Luis Figueira; Guida Figueira; Francisco Gomes; Francisco Gonçalves; Francisco Varela; Francisco Sousa; António Franco; Marco Baioa; Custodio Manguito; José Godinho; José Ferro; Angelo Boga; António Gomes; Manuel Bentes; José Bentes; Manuel Luiz; Milu Franco.

- Ensaiam às Sextas-feiras na Casa do Alentejo, à noite.

- O Grupo é composto por 18 elementos.

- Trajo: Calça Preta; Camisa Branca; Colete Preto; Chapéu Preto e Lenço Vermelho.

Histórico: O grupo tem actuado em inúmeros lugares:

. Em Toronto, Otava, Montreal – Quebec, onde se desloca todos os anos, em Maio, pelo Aniversário do Clube Oriental Português de Montreal.

. Actuou na Universidade de Toronto aquando da vinda do Dr. Mário Soares a esta cidade.

- Registos fonográficos: Gravou um disco e cassete com 8 canções. O disco saiu à venda no dia 17 de Fevereiro de 1985, dia do início da Semana cultural Alentejana.
S/D – (K7) Cantares Alentejanos (Registo Sonoro), produção de Casa do Alentejo de Toronto. Cota Faialentejo: cota: FF  CA K7-0029


- Repertório: Cantam as modas tradicionais alentejanas, das quais destacamos: Na cidade de Toronto; Mondadeira Alentejana; Só uma pena me existe; A neve; As nuvens; Borboletas; Alentejo eu não esqueço; Ceifeira, linda ceifeira; Casa do Alentejo; O Alentejo é que é; Nós somos alentejanos; Vamos lá saindo.   
   
Nota: No grupo há elementos que não são do Alentejo, mas a sua paixão pelo Cante e pelo Alentejo os levou ao “sacrifício” (em termos de cantar). Hoje são bons elementos.


In: “Corais Alentejanos” (em actualização), de JFP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: