TRATADO DO C ANTE – Grupos Corais:

VIANA DO ALENTEJO - ALCÁÇOVAS 

Grupo Coral dos Trabalhadores das Alcáçovas
Rua Nova, 45 - 7090 Alcáçovas








Ficha Técnica:

- O Grupo foi fundado em 17 de Janeiro de 1947, constituído, na altura, por treze elementos que, com o amor que dedicam à sua terra, pretendem conservar e divulgar o cante alentejano, inserido na realidade desta zona.

- Ensaiam às Terças e Sextas feiras, à noite, na Sede do Grupo Coral.

- O Grupo é composto por 26 elementos.

- Trajo: Calça azul; Colete azul; Camisola azul; Chapéu preto, redondo; Lenço encarnado.

- Histórico: Têm uma média de 15 actuações por ano: 12 no Alentejo; 3 fora do Alentejo. As mais significativas: Feira do Turismo em Seia, Guarda; Feira do Artesanato de Vila do Conde; Concurso de Cante Alentejano em Beja; Mostra de Doçaria em Alcáçovas; Congresso do Alentejo em Montemor-o-Novo; Casa Santos Murteira em Alcáçovas. ...

- Registos Fonográficos:
1987 – (K7) Meu Alentejo dourado
Edição MUSICALIA
Fonoteca Faialentejo: cota: FF CA C7-0072


S/D – (CD) “Viana do Alentejo Um Concelho a cantar”
Edição: CM Viana do Alentejo.
Modas: Quá quá (Seara Nova), Monda (Seara Nova), Saudades do Alentejo (GCF Paz e Unidade), É bonito ver o prado (GCF Paz e Unidade), Ó Virgem Senhora d’Aires (GC Velha Guarda), Meu lindo Alentejo (GC Velha Guarda), Passarinhos para que voas (GC Cantares das Alcáçovas), O nosso celeiro (GC Cantares das Alcáçovas), Estava sentado à porta (Transtagano), Primavera (Transtagano), Alqueva do Alentejo (GC Trabalhadores das Alcáçovas), Lindo Alentejo (GC Trabalhadores das Alcáçovas), Ceifeirinha Alentejana (GCF de Viana do Alentejo), Venham ver o Alentejo (GCF de Viana do Alentejo), O Alentejo é lindo (GCE de Viana do Alentejo), Viana terra tão linda (GCE de Viana do Alentejo), …
Grupos Corais de Viana do Alentejo.
Cota FaiAlentejo: FF CA CD0089


1998 (2 CDs ): O Cante Alentejano (registo sonoro)
- Edição: Public-art, Editora - Coimbra
- Grupos: (...); Trabalhadores de Alcáçovas; (...).
- Modas: (...)
- O Melhores Coros Amadores da Região

Cota: FF CA CD-0025 - FaiAlentejo


- Repertório: Do seu reportório fazem parte as modas que resistiram ao tempo e que o Grupo aproveitou para fazer algumas adaptações, nas letras, considerando a vida actual. Destacamos: Alcáçovas, casas velhinhas; Meu Alentejo dourado; As nuvens que andam no ar; Casarões; Meu lindo Alentejo; Ao romper da bela aurora; Ó meu Portugal; Linda estrela da vida; Abraço à juventude; Morena do Alentejo.

- Projectos: Cooperar com todos os organismos de assistência local e em todas as iniciativas de engrandecimento da sua terra natal, sobretudo com fins de beneficência. Divulgação do cante alentejano.

- Realizam anualmente um Encontro de Grupos Corais na Freguesia.


In: “Corais Alentejanos” (em actualização), de JFP. Edições Margem. 1997. Pág.s: 249/250.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: