TRATADO DO CANTE – Grupos Corais:

VIDIGUEIRA – Vidigueira

Grupo Coral "Vindimadores" da Vidigueira
Praça da República, 4
7960 Vidigueira


 Ficha Técnica:        
        
- O Grupo foi fundado em 1934.

- Ensaiam à sexta-feira.

- O Grupo é composto por 23/25 elementos.

- Trajo: Calça preta; Colete preto; Camisa branca; Lenço branco com pintas pretas; Chapéu preto de aba direita; Bota preta.

- Histórico: É um dos Grupos Corais, Alentejanos, mais antigo. Foi o primeiro Grupo Coral Alentejano a deslocar-se a Lisboa, para atuar, em 1935, no Teatro São Luís. Na sua já longa existência, tem passado por várias fases. Vive, agora, desde 1989, uma fase ininterrupta de atividade. Tem uma média de 20 a 25 atuações por ano, por todo o País, participando em Encontros de Grupos Corais, Desfiles, Festas, Festivais e Concursos, divulgando o "cante" Alentejano. Fez alguns espetáculos em Televisão. Em colaboração com a Companhia Pierre Deloche Danse, uma parte do Grupo esteve presente nos Encontros ACARTE/92, na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, para apresentação do trabalho TEJALÉM. Em colaboração com a mesma Companhia de dança, também uma parte do Grupo, se deslocou a França, em Abril e Novembro de 1993, em Abril de 1994 e em Outubro e Novembro de 1995, para apresentação do trabalho "Campos" e espetáculos de "cante" Alentejano, em várias cidades de França.

- Registos fonográficos: Gravaram alguns discos de vinil e cassetes áudio, que não se encontram no circuito comercial. Registamos os seguintes, que chegaram às nossas mãos:
1967 (EP) vinil: Modas Corais do Baixo Alentejo
- Edição: ALVORADA.
- Diretor: Manuel António Manços
Cota FaiAlentejo: FF CA EP-017


1994 – (CD) Les Voix de l’Alentejo
- Edição: Audivis ETHNIC
Cota FaiAlentejo: FF CA CD0013


1995 (CD): “Cante de Natal e Ano Novo”.
- Edição: ImagemImenso, Lda.
- Grupos: Os Vindimadores da Vidigueira; Cubenses Amigos do Cante; As Camponesas de Castro Verde; Alma Alentejana de Peroguarda; Os Ceifeiros de Cuba.
Cota FaiAlentejo: FF CA CD-0024


1999 – (CD) Por causa do meu amor meteram-me num convento
- Edição: Câmara Municipal da Vidigueira.
Cota Faialentejo: FF CA CD0014


1999 (CD): O Cante das Flores.
- Edição: ImagemImenso, Lda.
- Grupos: Coral de Ourique; Coral “Os Vindimadores” de Vidigueira; Coral do “Externato António Sérgio” de Beringel; Coral Os Trabalhadores de Ferreira do Alentejo; Coral da Caixa Social da C. M. de Beja; Coral “Vozes” de Casével; Cante ao Baldão; Cante ao Despique.
Cota FaiAlentejo: FF CA CD-0022


S/d – (CD) Cantes ao Menino (Registo Sonoro)
- Editado por Imagem Imenso, Lda.
Grupos: Grupo de Cantares Alentejanos da Brigada Territorial nº. 3 da Guarda Nacional Republicana, Grupo Coral “Alma Alentejana” de Peroguarda, Grupo Coral Cubenses Amigos do Cante, Grupo Coral “Os Vindimadores” de Vidigueira, Grupo Coral “Os Ceifeiros” de Cuba, Grupo Coral “As Camponesas” de Castro Verde.
Cota FaiAlentejo: FF CA CD0049.


- Repertório: Cantam as "modas" mais representativas da sua região. Registamos as dos Registos fonográficos:

EP vinil: Modas Corais do Baixo Alentejo. 1967
- Modas: Brasil e Portugal; Martim Moniz; A Bandeira Portuguesa; Ai que praias tão lindas.

CD: Les Voix de l’Alentejo. 1994
- Modas: Pés d’Homens; Rondei estou rondando; ceifeira linda ceifeira; Os reis; Por causa do meu amor; Voa, voa pombinha voa, O Menino; Conde da Vidigueira; O nosso Baixo Alentejo; É lindo na Primavera; A Passarada; Com que letras se escreve Maria; A flor que abriu em Maio; Não venhas à minha janela; ‘Inda hoje não vi Ana; Meu Alentejo querido; Lindo ramo verde escuro; Ó águia que vais tão alta.

CD Por causa do meu amor meteram-me num convento. 1999.
- Edição: Câmara Municipal da Vidigueira.
- Modas: Por causa do meu amor meteram-me num convento; Ó abre-me a porta; Moreninha dá-me um beijo; Toda a bela noite em que eu ando; Ainda hoje não vi Ana; Rondei, estou rondando; Pediste-me uma laranja; Chamaste-me extravagante; Não venhas à minha janela; Além daquela janela; Linda rosa dá-me um beijo; Malmequer criado no campo; Que inveja tens tu das rosas; Vidigueira é linda; Alentejo vinte vezes; Meu Alentejo querido; O nosso Baixo Alentejo; Adeus ó Baixo Alentejo; Ó águia que vais tão alta; Preto que só é homem; Viva a festa dos soldados.

In: “Corais Alentejanos” (em actualização). De JFP. 1997. Pág.s: 223/224.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: