TRATADO DO CANTE – Grupos Corais:

BEJA – Cabeça Gorda

Grupo Coral da Freguesia de Cabeça Gorda
Av. Alonso Gomes, 74 - 7800 Cabeça Gorda
Telefone: 284947294 Telemóvel: 962458880

 




Ficha Técnica:                  

. O Grupo foi fundado em 1996.

. Ensaia todas as quintas feiras na Casa do Cante na Praça Magalhães de Lima, Cabeça Gorda.

. Mestre ensaiador: Sr. Francisco Horta.

. O Grupo é composto por 24 elementos.

. Trajo: Calça Castanha; Camisa creme; Lenço Verde.

. Histórico: Desde a sua constituição que participam em encontros e festas no Alentejo e na zona da Grande Lisboa, de onde recebem diversos convites para atuação. “Quando podemos lá vamos com toda alegria levar o nosso Cante Alentejano de que tanto gostamos”. Destacam-se as  …

. Registos fonográficos:
1998 (CD): O Cante da Água - Cante a Despique e Baldão.
- Edição: ImagemImenso, Lda.
Grupos: Cante ao Baldão; Os Ganhões de Castro Verde; Coral de Alvito; Os Ceifeiros de Cuba; Coral da Freguesia de Cabeça Gorda; Os Arraianos de Barrancos; Os Mineiros de Aljustrel; Os Rurais de Figueira de Cavaleiros; Os Amigos da Vidigueira; Os Camponeses de Pias.
Modas: Cante ao Baldão; Mar alto; Lá vai uma embarcação; Dá-me uma pinguinha de água; Mas que praias tão lindas; Cante ao baldão; Estrelinha do Norte; Margarida; A água do céu cai pura; A ribeira quando enche; Cante ao baldão; A minha pena fugaz; Ondinhas vêm; As nuvens que andam no ar; Sines és porto de mar; Cante ao baldão; A barragem do Alqueva; Oh Mariazinha; Vou deixar o Alentejo; Eu sou marinheiro; Ribeira do Enxoé; Água do céu cai pura.
Cota: FF CA CD-0023 – FaiAlentejo


1999 (CD): Encontro de Grupos Corais em Montoito (gravado ao vivo)
- Edição: ALIENDE – Associação para o Desenvolvimento Local
- Grupos: Suãozinho; Cantares de Évora; Flores do Alentejo de Cuba; Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz; Alentejano da Brandôa; Pastores do Alentejo de Torre dos Coelheiros; Bombeiros Voluntários de Beja; Freguesia da Cabeça Gorda; Etnográfico de Viana do Alentejo; Alentejanos Residentes em Tires; PLURICOOP de Pinhal Novo; Trabalhadores de Montoito.
- Modas: Estas é que são as Saias; Nuvens; Olha o Passarinho; Trigueira de raça; Cabelo entrançado; Minha linda vila; O meu bairro é a Brandôa; Pastores do Alentejo; O Alentejo está triste; Ó Águia que vais tão alta; Ainda agora aqui cheguei; Verão; Macela, macelinha; Silva; Sobreiro; Vila de Portugal; Moda dos Mineiros.
Centro Rural de Montoito
Cota: FF CA CD-0026 – FaiAlentejo
Cota: 071.3 - ENC - CD 5511. Catálogo Cante Alentejano (Polo da Baixa da Banheira da Biblioteca da Moita).


2006 – (CD) “O Cante da nossa terra”.
Edição: Grupo Coral da Freguesia de Cabeça Gorda.
Cota FaiAlentejo: FF CA CD0076


. Repertório: Cantam as modas que se cantam pelo Alentejo, das quais destacamos as do CD editado em 2006: Os trabalhadores, Ó minha pombinha branca, Lavoura antiga), Venham ver o Alentejo, Ó águia que vais tão alto, Santo Antoninho da serra, Alentejo terra da minha paixão, É tão grande o Alentejo, Água do céu cai pura, Igreja da nossa terra, Guardo o meu gado no campo, Que inveja tens tu às rosas, Oliveira da serra, Não cheires a rosa amor, Roseira enxertada, Rosa branca desmaiada, Quando eu era ganhão, Ó Mariazinha onde tens a fonte.

. O grupo anualmente faz um encontro de grupos corais para celebrar o seu aniversário, onde leva à Freguesia vários grupos convidados.



In: “Corais Alentejanos” (em actualização), de JFP. Edições Margem. 1997. Pág.s: 113/114.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: