TRATADO DO CANTE – Grupos Corais:

BEJA – São Matias

Grupo Coral do Centro Cultural e Desportivo de São Matias
7800 São Matias BJA




Ficha Técnica:             

. O Grupo foi fundado em 20 de Maio de 1986.

. Ensaiam às Sextas feiras à noite.

. O Grupo é composto por 32 elementos.

. Trajo: Domingueiro: Camisa branca; Jaqueta cinzenta; Calça cinzenta; Lenço quadrejado (branco e preto); Chapéu preto; Sapato preto.

. Histórico: Fazem uma média de 15 a 20 desempenhos por ano, em todo o País, com especial relevo, para as actuações no Alentejo e na zona da grande Lisboa em Encontros, Desfiles, Festas e Festivais.

. Registos fonográficos: Não tem qualquer gravação, embora já tenham gravado para particulares e para estações de rádio, no Alentejo.

Repertório: As "modas" que cantam são as que perduram em todo o Alentejo e onde há alentejanos. Sendo as letras, quase todas (90%), feitas por elementos de São Matias. Algumas das modas que cantam: O Alentejo é leal; Alegremente cantando; Alentejo, Alentejo; Sai o rebanho p'ró prado; Vi passar o gavião; Os nossos grupos cantando; Doce, alegre moreninha; Estava eu lá no meu monte; Já fui moço de recados; As moças da minha aldeia; Vai a noiva para o altar; Juntam-se os pastores nas feiras; Acordo cedo, cantando; Na Primavera nascem flores; Deitei o arado à terra; No jardim da rosa branca; É tão grande o Alentejo.

Nota: Este Grupo não está em atividade.


In: “Corais Alentejanos” (em atualização). De JFP. Edições Margem. 1997. Pág.s: 117/118

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: