TRATADO DO CANTE – Grupos Corais:

SINTRA - Cacém

Grupo Coral Alentejano "Os Populares do Cacém"
Rua São João de Brito, 4 r/c Dtº.
2735 483 CACÉM
Tel.: 963 238 411








Ficha Técnica:

. O Grupo foi fundado em 24 de Junho de 1980

. Ensaiam às sextas feiras, à noite.

. Fazem o seu Encontro Anual de Grupos Corais em fins de Maio.


. O Grupo é composto por 25 elementos.

. Trajo: Colete preto; Calça preta; Camisa branca; Sapatos pretos; Chapéu preto; Lenço rameado.

. Histórico: Desde a sua fundação, tem este grupo tido a oportunidade de actuar em quase todas as aldeias, vilas e cidades de todo o Alentejo, assim como em toda a região da grande Lisboa e em algumas localidades do Ribatejo, em encontros de Grupos Corais, desfiles e festas. Fazem em média entre 25 e 30 atuações por ano. Conforme protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Sintra, fazem seis actuações nas freguesias do Concelho, por ano.

. Registos Fonográficos:
1985 (K7): Cante Alentejano (registo sonoro)
Edição: Casa do Alentejo
Fonoteca Faialentejo: cota: FF CA K7-0030


1991 Fizeram uma gravação em cassete áudio (esgotada).

2005 – (CD) “25 ANOS A CANTAR O ALENTEJO”
Edição: Grupo Coral Alentejano “Os Populares do Cacém”
Fonoteca FaiAlentejo: Cota: FF CA CD0060


. Repertório: Cantam as modas, que conseguiram resistir ao tempo e que são cantadas por todo o Alentejo e onde há Alentejanos. Foram feitas algumas adaptações nas letras das modas, tendo em consideração a zona onde o Grupo está inserido bem como o tempo actual. Salientam-se do seu reportório: Que inveja tens tu das rosas; Alentejo é nossa terra; Trigueira de raça; Ouvem-se os galos cantar; Menina Florentina; Guardo o meu gado no campo; Camponês Alentejano; Trabalha, homem trabalha; O Dia do nosso Grupo; Sou português emigrante; Alentejo canta; É lindo o nascer do sol; Jovem pastorinha; Eu ouvi um passarinho; Lindo ramo verde escuro; Ceifeira, linda ceifeira; Maria da Rocha; Nossa Senhora do Carmo; Nasce o sol no Alentejo; Já lá vem o barco à vela; Moreninha dá-me um beijo; Que bem que parece; É tão grande o Alentejo; Bate as palmas Marianita; Eu hei-de me ir sentar; Eu hei-de ir ao Alentejo; Venho do Norte da Alemanha; O Cheiro que a rosa tem; Ó linda pombinha branca; Mondadeira Alentejana; O mineiro; Rosa branca desmaiada; Vila de Agualva-Cacém; Ceifeira do Alentejo; Sintra, rainha das vilas; O Alentejo em Lisboa; Meu Alentejo querido; A primeira vez que eu disse adeus; A barrinha do meu lenço; Tenho lá no meu quintal; Sintra está classificada; Ó Matilde levanta a saia; O Verão; Olha a noiva se vai linda; Ó linda; Lá vem a cegonha; Vamos lá saindo; Toda a bela noite; Pelo toque da viola; Vai colher a silva.
       
. Objetivos: Divulgar o cante alentejano em regiões como o centro e norte de Portugal e nas comunidades lusas no estrangeiro. Promover a coesão entre os grupos junto das estruturas representativas, como: “A MODA” e outras.


In: “Corais Alentejanos” (em atualização), de JFP. Edições Margem. 1997. Pág.s: 351/354.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: