TRATADO DO CANTE – Grupos Corais:

BEJA – Beja

Grupo Coral dos Bombeiros Voluntários de Beja
Bombeiros Voluntários de Beja
Av. Fialho de Almeida
7800 BEJA




 Ficha Técnica:             

. O Grupo foi fundado em 1983.

. Ensaiam às sextas feiras, à noite.

. O grupo é composto por 24 elementos:

. Trajo: Calça azul, escura; Camisa azul, clara; Blusa de malha, azul, com lista vermelha; Jaqueta azul escura; Lenço preto e vermelho; Distintivo da Associação Humanitária dos B.V. de Beja.

. Histórico: Junho de 1983, um marco histórico para a A.H.B.V. de Beja, ao fazer deslocar à Mina de São Domingos, o seu recém constituído Grupo Coral, tendo naquela localidade efectuado a sua primeira actuação pública. Sob a égide da Direcção desta prestimosa Associação, os irmãos Poupinha, nomeadamente o falecido Augusto, juntamente com um grupo de sócios, amigos e bombeiros, faziam brotar das suas afinadas gargantas, o "cante" apaixonante das gentes da planície. Mais tarde, Plácido Baioa, que do "cante" alentejano era mestre, deu o seu contributo ao Grupo, transmitindo-lhe todos os seus conhecimentos de uma forma extraordinariamente humana e pedagógica. Com o seu desaparecimento, o Grupo ficou à deriva. Mas o importante é que soube reagir, conseguindo ultrapassar o mau momento. Surge João Torres, que pegando no leme, soube levar o barco a bom porto. Revitalizou o Grupo, deu-lhe consistência, crédito e espírito de união. Foi então atingido um bom nível. Gravou-se em 1995 uma cassete. As actuações, cada vez com mais qualidade repetem-se de norte a sul de Portugal, fazendo os seus 24 elementos chegar a todo o País a cultura deste nosso Alentejo, através do seu "cante", e, envergando uma farda com um simbolismo ímpar, transmitem a solidariedade da forma que só o soldado da paz sabe e é capaz de fazer. A organização dos Encontros CANTAR ALENTEJO, é sem dúvida o ponto alto de uma vida, em grupo, aos quais transmitimos a nossa capacidade associativa, organizativa e de amor pelo cante e a cultura Alentejana.

. Registos fonográficos:
1995 (K7): Grupo Coral dos Bombeiros Voluntários de Beja. Edição de M. L. S. H. Matos
Cota: FF CA K7-0047 - FaiAlentejo


1999 (CD): Encontro de Grupos Corais em Montoito (registo sonoro) (gravado ao vivo)
- Edição: ALIENDE – Associação para o Desenvolvimento Local
- Grupos: Suãozinho; Cantares de Évora; Flores do Alentejo de Cuba; Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz; Alentejano da Brandôa; Pastores do Alentejo de Torre dos Coelheiros; Bombeiros Voluntários de Beja; Freguesia da Cabeça Gorda; Etnográfico de Viana do Alentejo; Alentejanos Residentes em Tires; PLURICOOP de Pinhal Novo; Trabalhadores de Montoito.
- Modas: Estas é que são as Saias; Nuvens; Olha o Passarinho; Trigueira de raça; Cabelo entrançado; Minha linda vila; O meu bairro é a Brandôa; Pastores do Alentejo; O Alentejo está triste; Ó Águia que vais tão alta; Ainda agora aqui cheguei; Verão; Macela, macelinha; Silva; Sobreiro; Vila de Portugal; Moda dos Mineiros.
Centro Rural de Montoito
Cota: FF CA CD-0026 – FaiAlentejo
Cota: 071.3 - ENC - CD 5511. Catálogo Cante Alentejano (Polo da Baixa da Banheira da Biblioteca da Moita).


. Repertório: Do seu reportório constam as modas que se cantam por todo o Alentejo, com as letras adaptadas ao momento actual, das quais destacamos: Hino do Bombeiro; Mondas, debaixo do sol ardente; Ó Beja quem te conhece; Rego abaixo, rego acima; Eu quero voltar aos campos; Rondei, estou rondando; Portugal já tem idade; O Alentejo é tão lindo; Nosso lindo Portugal; Os trabalhadores passam a cantar; Alentejo, Alentejo; Quando minha mãe morreu; A gaivota mensageira; Há lindas flores no prado; Tenho lá no meu quintal; Hino do mineiro.

Nota: Grupo Inativo.


In: “Corais Alentejanos” (em actualização), de JFP. Edições Margem. 1997. Pág.a: 105/107.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: