TRATADO DO CANTE – Grupos Corais:

ÉVORA – Torre dos Coelheiros

Grupo Coral e Etnográfico "Pastores do Alentejo" da Torre de Coelheiros
NIF 505 722 229
Rua Catarina Eufémia, 9
7000 – 192 Torre de Coelheiros
Tel. 266 721 131 – 266 721 257





 Ficha Técnica:

. Grupo fundado em 1956, era composto por 20 elementos. Vem desenvolvendo uma atividade na área da música oral e tradicional alentejana. Após um interregno de 10 anos, retomou a atividade em 1975.

. Ensaiam às Sextas feiras, à noite, na Casa do Povo de Torre dos Coelheiros.

Organiza, anualmente, um Encontro de Grupos Corais Alentejanos, sempre com a participação de outros grupos corais.

. O Grupo é composto por 22 elementos.

. Trajo: Como traje de atuação escolheram o do Pastor, constituído por:
Camisa quadrejada, com tons azuis; Calça cinzenta, de cotim (militar); ou Calça de saragoça; Colete cinzento de cotim (militar); ou Colete de Saragoça; Pelico; Safões; Chapéu preto. Como adereços, mostram: Cajados; Tarros de cortiça; Alforges, tipo manta ou de cabedal.

. Histórico: Grupo principalmente constituído por trabalhadores agrícolas, pastores e operários da construção civil. Têm atuado de norte  a sul do País: Barcelos; Santa Maria de Esmoriz; Lisboa (Casa do Alentejo); Baixa da Banheira; Linda-a-Velha; Rio Maior; Santarém; Montemor-o-Novo; Vidigueira; Viana do Alentejo; Alvito; Serpa; Cuba; Beja; Santa Margarida do Sado; Beringel; Montoito; Reguengos de Monsaraz; Mourão; Perolivas; Évora.

. Registos fonográficos:
  1992 (K7): Grupo Pastores do Alentejo – Torre dos Coelheiros
Edição: DUALSOM
Fonoteca Faialentejo: cota: FF CA K7-0017


1999 (CD): Encontro de Grupos Corais em Montoito (gravado ao vivo)
Edição: ALIENDE – Associação para o Desenvolvimento Local
Fonoteca Faialentejo: cota: FF CA CD-0026


. Repertório: Cantam as "modas" mais representativas do Alentejo, considerando a zona onde se encontram inseridos. Cassete(1992): Pastores do Alentejo; Certo dia um perdão; Évora minha; Andorinhas; Olha a linda mondadeira; Cegonha; Lindo pombo de correio; Sobreiro velhinho; Rouxinol; Sementeira.

. Objectivos: Divulgação do cante alentejano em qualquer parte do país.

. Outras informações:
Para a criação deste grupo coral contribuíram os valores, fundamentais, que ligam os rabalhadores rurais às suas origens, com demonstrações de "cante" durante os trabalhos agrícolas: - na monda; na ceifa; no "corte" de oliveiras e dos "chaparros"; atrás do arados, charruando; atrás do gado, na pastorícia. Ou, quando iam, de manhãzinha, para o trabalho ou, à tardinha, quando vinham do trabalho. Ou ainda quando se juntavam na taberna e conversa puxa conversa, "copo" puxa "copo", se "alevantava" uma "moda" que forçosamente tinha a ver com o seu estado de alma, com a região, com o campo, com a saudade, com os amores, em suma: com a sua vida.
Agente cultural importante para caracterização do concelho e da região. Torre de Coelheiros conserva assim vivo o hábito do "cante" alentejano, contribuindo o seu Grupo Coral para a preservação desta tradição e da cultura alentejana.

In: “Corais Alentejanos” (em atualização), de JFP. Edições Margem. 1997. Pág.s: 233/235

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: