TRATADO DO CANTE – Grupos Corais:

VIANA DO ALENTEJO – Alcáçovas

Grupo Coral Feminino Etnográfico “Paz e Unidade”
Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense
Rua dos Sevilhanos, 15 - 7090 – 054 Alcáçovas
Telef. 266 954 125







FICHA TÉCNICA:

. Grupo constituído em 30 Abril de 2000.
O cante alentejano, que uns defendem ter raízes no canto gregoriano e outros com origem nas profundezas do espírito árabe, é a manifestação cultural mais marcante do povo que vive disperso na imensidão da planície a sul do Tejo.
No entanto, esta forma organizada, com ensaios e atuações em palco que hoje temos, surge só no início na década de 50, e, ainda só para os homens. A condição, o estatuto e o papel da mulher nesta altura permitiam-lhe apenas cantar na ida, vinda e durante o trabalho no campo.
Durante mais algumas décadas foi assim. Mas o silêncio das vozes femininas terminou nos anos 70/80, permitindo assim que as mulheres possam contribuir para o enriquecimento cultural do Alentejo.
É assim que um grupo de mulheres se junta em Alcáçovas e forma o Grupo Coral Feminino Etnográfico “Paz e Unidade” de Alcáçovas, inserido na Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense. Surgiu com a finalidade de participar num espectáculo de comemoração do Ano Santo, em 30 de Abril de 2000, no Santuário de Nossa Senhora d’Aires, em representação da paróquia de Alcáçovas e, por sugestão do seu pároco de então, cónego Salvador Dias Terra.
Como a experiência se revelou estimulante e tratando-se de pessoas que gostavam do cante alentejano, que na sua maioria passavam o dia a cantar enquanto realizavam os trabalhos do campo, quiseram levar por diante aquela iniciativa e constituíram o Grupo Coral.

. Ensaiam às quintas feiras às 20h00 horas, na Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense.

. O Grupo é composto por 25 elementos.

. Trajo: Recrearam os fatos que a mulher vestia nos vários momentos da sua vida (ceifar, mondar, apanha azeitona, costurar, fazer pão, fazer queijo, tarefas domésticas, fato domingueiro...). Vestuário usado antigamente nas Alcáçovas.

. Histórico:
Fez a sua primeira actuação no estrangeiro de 27 a 30 de Novembro de 2008, em Praga, Republica Checa, onde participou no XVIII International Festival of Advent And Christmas Music.
Em 5/12/2009, participou no programa da RTP “Portugal Sem Fronteiras”, levando assim um pouco da sua Terra e do Cante Alentejano “aos quatro cantos do mundo”.

Tem participado em Encontros de Grupos, Festas Populares, Festas Particulares, Cante ao Menino, Reis e Janeiras, Feiras de Turismo, de Artesanato… Concretamente no ano de 2009, participou na Feira Internacional de Artesanato de Lisboa.

O Grupo regista uma média de 25-30 actuações por ano, sobretudo em eventos a sul do Tejo.

                   . Registos fonográficos:      
S/D – (CD) “Viana do Alentejo Um Concelho a cantar”
- Edição: CM Viana do Alentejo.
- Modas: Quá quá (Seara Nova), Monda (Seara Nova), Saudades do Alentejo (GCF Paz e Unidade), É bonito ver o prado (GCF Paz e Unidade), Ó Virgem Senhora d’Aires (GC Velha Guarda), Meu lindo Alentejo (GC Velha Guarda), Passarinhos para que voas (GC Cantares das Alcáçovas), O nosso celeiro (GC Cantares das Alcáçovas), Estava sentado à porta (Transtagano), Primavera (Transtagano), Alqueva do Alentejo (GC Trabalhadores das Alcáçovas), Lindo Alentejo (GC Trabalhadores das Alcáçovas), Ceifeirinha Alentejana (GCF de Viana do Alentejo), Venham ver o Alentejo (GCF de Viana do Alentejo), O Alentejo é lindo (GCE de Viana do Alentejo), Viana terra tão linda (GCE de Viana do Alentejo), …
Grupos Corais de Viana do Alentejo.
Cota FaiAlentejo: FF CA CD0089


 Gravaram e ditaram um CD em 2010.

. Repertório:
Canta modas tradicionais alentejanas, as quais vai conseguindo através de pesquisa junto de cantadores mais idosos e no cancioneiro, das quais destacamos: Dá-me uma pinguinha d´água; As nuvens que andam no ar; Ceifeira do arrozal; Ceifeira; É lindo na primavera; Vila das Alcáçovas; Entrai pastores, entrai; A ribeira quando enche; Aldeia das Amoreiras; Um pardal; Minha pombinha branca; Quando um homem está só; É bonito ver no prado; A minha tia padeira; Ai Jesus, que rapariga é esta; D. Dinis; Saudades do Alentejo; Trigueira de raça; Trigueirinha alentejana; Vai colher a silva.

. Realizam Encontros de Grupos por ocasião do seu aniversário, assim como outras actividades nomeadamente colóquios sobre o Cante Alentejano com a participação de Especialistas nesta área e de representantes de Entidades relacionadas com o mesmo.



In: “Corais Alentejanos” (em actualização), de JFP.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: