TRATADO DO CANTE – Grupos Corais:

SILVES – Tunes

Grupo Coral Alentejano de Tunes

Associação das Comunidades de Tunes
 8365 – 235 Tunes





FICHA TÉCNICA:

. O Grupo Coral Alentejano de Tunes foi fundado a 18 de Junho de 2003 por um grupo de 8 alentejanos radicados em Tunes, concelho de Silves. Antes do início dos ensaios, juntava-se um pequeno grupo de alentejanos num café, normalmente ao fim de semana, onde depois do convívio davam asas às recordações de infância ou simplesmente às vivências que recordavam dos tempos em que viviam no Alentejo. Um dia confrontando o Presidente da Junta, Sr. José Cebola, para disponibilizar um local onde pudessem ensaiar, tiveram como resposta imediata, o salão da Junta de Freguesia de Tunes, disponível para a população de Tunes e suas iniciativas. Desta forma reuniram mais alguns elementos e começaram os ensaios, sob a direcção de Joaquim da Conceição Hilário, antigo elemento do Grupo Coral da Brandoa.

. Ensaiam no Salão da Associação das Comunidades de Tunes.

. O Grupo é composto por 20 elementos.
       
. Trajo: Calça e colete, pretos; camisa branca; lenço verde; chapéu preto.

. Histórico: A primeira atuação fora do Algarve aconteceu em Dezembro de 2003, no jantar de Natal da Liga Portuguesa das Doenças Reumáticas. O ano de 2004 foi o ano de implantação do Grupo no Algarve com inúmeras atuações, tendo iniciado esse ano participando em espetáculos de Janeiras em S. Bartolomeu de Messines e Silves.
. Repertório: Cantam as modas tradicionais alentejanas, das quais destacamos: Dá-me uma pinguinha de água; A cegonha; Vamos lá saindo por esses campos fora; Querido Alentejo Leal – Original;  O pastor alentejano; As nuvens que andam no ar; Os lírios;  Trigueirinha alentejana; Romana; Fui colher uma romã; Nos campos do Alentejo; A rolinha – Original; As velhas do Alentejo; Bom dia; Tunes bom dia – Original; Estava dormindo acordei; Eu despedi-me a chorar; Grândola Vila Morena; Ó Matilde levanta a saia.
                   Registos fonográficos:
No dia 29 de Maio de 2005, no Restaurante Paraíso do Algarve, realizou-se o 3º Almoço Convívio do Grupo Coral Alentejano de Tunes. Este ficou marcado pelo lançamento do 1º trabalho discográfico do grupo, que se encontra disponível sob a forma de CD ou cassete. Este trabalho é composto por 13 modas, das quais duas são originais “Meu querido Alentejo Leal “ e “A rolinha “ escritas pelo poeta algarvio Leonardo Viegas.
Gravaram um CD “Tunes terra de amores”, em 2016. Este 2º. trabalho reflete uma interpretação do grupo muito singular, de temas e modas que fazem parte do cancioneiro alentejano. Neste último trabalho destaca-se o original escrito pelo poeta algarvio Manuel Narciso – “Tunes terra de Amores” que dá nome ao cd. Fizeram parte deste cd os elementos referidos abaixo. Um trabalho que não seria possível sem o apoio da União de Freguesias de Tunes e Algoz e a disponibilidade do Centro Pastoral de Pêra.

. Realizam Encontro de Grupos Corais por altura do seu aniversário.



. Projetos:
É com persistência e força de vontade que o grupo se mantem a “levar consigo as suas tradições e o prazer de cantar”, pois que não há cachet que pague esta paixão. Os projetos mais prementes são uniformizar o traje domingueiro que ostentam nas atuações, recrutar mais elementos e poder continuar a atuar e a divulgar o seu amado Alentejo.
Nota: Informações recolhida nas páginas da internet: www.terraruiva.pt texto de Paula Bravo e www.joraga.net/gruposcorais.  


In: “Corais Alentejanos” (em actualização), de JFP.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: