TRATADO DO CANTE – Grupos Corais:

SERPA - Serpa

Grupo Coral "Os Ceifeiros de Serpa"
Rua da Capelinha, 7 - 7830 SERPA






Ficha Técnica:

- O Grupo foi fundado em 23 de Fevereiro de 1975.

- Ensaiam às terças e sextas-feiras, à noite.

- O Grupo é composto por 25 elementos.

- Trajo: Ceifeiro: Camisa em xadrez azul/castanho; Calça de cotim, militar; Lenço branco, com bolinhas azuis; Chapéu preto; Safões de pele. Adereços: Alforge tipo manta; Foice.

- Histórico: Tem uma média de 20 a 30 desempenhos por ano. Atuam em todo o País, para divulgação do "cante" alentejano, com maior impacto, no Alentejo e na zona da grande Lisboa, onde existe uma comunidade, muito forte de alentejanos. Destacamos algumas atuações: Porto; Guarda; Braga; Coimbra; Abrantes; Lisboa.

- Registos fonográficos:

1982 (K7): MODAS POPULARES DO CONCELHO DE SERPA
Edição: Câmara Municipal de Serpa
Grupos Corais do Concelho de Serpa
Cota FaiAlentejo: FF CA K7-0056


1994 (Cassete): Grupo Coral "Ceifeiros de Serpa"
Edição: M. L. S. H. Matos – Quinta do Conde.
Cota FaiAlentejo: FF CA K7-0025


1998 (2 CDs ): O Cante Alentejano
Edição: Public-art, Editora - Coimbra
Os Melhores Coros Amadores da Região
Cota FaiAlentejo: FF CA CD-0025  


S/D – (CD) “Grupos Corais do Concelho de Serpa”
- Edição: Confraria do Cante Alentejano
- Coordenação de Armando Torrão
Grupos Corais do Concelho de Serpa
Cota FaiAlentejo: FF CA CD 0118


- Repertório: Cantam as "modas" características da sua zona, com as adaptações das letras ao momento actual.
Cassete (1989): Serpa do Alentejo; Camponesa Alentejana; Meu lírio roxo; Abre-te ó campa sagrada; Ceifeiro; Quando o galo canta; Tenho barcos, tenho remos; Ó Serpa velhinha; Aurora.
Cassete (1994): Serpa que és minha terra; Melancolia do campo; Ó Menina Florentina; É lindo na Primavera; Já lá vem rompendo aurora; Meu lírio roxo do campo; É tão querido o meu País; Tenho lá no meu quintal.

- Outras considerações: Por vezes o Grupo não pode corresponder às solicitações e aos convites que lhe são endereçados, por falta de transporte, contando no entanto, com todo o apoio das autarquias do concelho. As suas atuações são gratuitas e têm, exclusivamente, a intenção de divulgar o cante Alentejano.

In: “Corais Alentejanos” (em atualização), de JFP. Edições Margem. 1997. Pág.s: 201/202.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: