TRATADO DO CANTE – Grupos Corais:

PALMELA - Palmela

Grupo Coral "Ausentes do Alentejo"
Rua Augusto Cardoso, 69-A
2950 Palmela





Ficha Técnica:

. Com o êxodo dos Alentejanos para a zona da grande Lisboa, na década de 60, Palmela, também, foi terra acolhedora, para aqueles que vinham do Alentejo à procura de melhores condições de sobrevivência. Nunca esquecendo o "seu" Alentejo, também aqui, em Palmela, ao fim do dia, na taberna "A Parreirinha", se juntavam alguns alentejanos, que através de uma conversa, normalmente marcada pela saudade, de um "copo" para afogar a mágoa, davam origem ao que mais genuíno existe do "seu" Alentejo: o "cante". E, assim, semana após semana e com a imagem, nunca esquecida, da vida que, ainda, transportam do "seu Alentejo, se pode dizer que fomentaram a fundação do Grupo.

. O Grupo foi, oficialmente fundado em 25 de Abril de 1985.

. Realizam o seu Encontro de Grupos Corais, anualmente, em Junho.


. Ensaiam às Sextas-feiras, à noite.

. O Grupo é composto por 30 elementos.

. Trajo: Colete azul; Calça azul; Camisa branca; Chapéu preto; Lenço encarnado.

. Histórico: Tem desempenhos para divulgação do "cante" e da cultura alentejana e têm-no feito por todo o País, com realce para as actuações no Alentejo e na zona da grande Lisboa, em Encontros de Grupos Corais. Têm uma média de 25 a 30 actuações por ano.

. Registos Fonográficos:
1990 (K7): GRUPO CORAL AUSENTES DO ALENTEJO
Edição: CLAVE edições Musicais
Cota FaiAlentejo: FF CA K7-0009


. Repertório: Do seu reportório fazem parte as "modas" que se cantam por esse Alentejo e que conseguiram resistir ao tempo. A algumas destas "modas" foram adaptadas letras focando a vida dos Alentejanos, na zona onde estão inseridos e actualizadas. Cassete (1990): Ausentes do Alentejo; Palmela estás situada; Ó meu Alentejo, província adorada; Meu Portugal querido; Setúbal és lindo; Palmela és briosa; Palmela tens um Castelo; Linda Vila Alentejana; É tão lindo o Alentejo; Alentejo, é nossa terra; Ó meu Alentejo, província que quero.


In: “Corais Alentejanos” (em atualização), de JFP. Edições Margem. 1997. Pág.s: 319/321.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: