TRATADO DO CANTE - Grupos Corais:

ALJUSTREL – Aljustrel

Grupo Coral do Movimento Democrático das Mulheres
Aljustrel




 Ficha Técnica:

- O Grupo foi fundado em 8 de Março de 1987.

- O Grupo é composto por 26 elementos.

- Trajo: Blusa branca, bordada, com uma fita vermelha em redor da gola, formando laço; Saia preta; Meias cor de carne; Sapatos pretos.

- Histórico: O Grupo iniciou-se num Encontro, realizado em Aljustrel, para Comemoração do Dia Mundial da Mulher, no ano de 1987. Desde então, tem participado em vários Encontros de grupos corais, Desfiles e Festas populares, divulgando e afirmando o cante Alentejano. Atua regularmente na Vila de Aljustrel e em todo o Concelho. Já efetuou diversos desempenhos em Beja; Amadora; Alvalade; Baixa da Banheira; Cercal do Alentejo; Espinhel (Águeda); Évora; Sines. Em Lisboa: no Castelo de São Jorge e na Aula Magna da Universidade onde se realizou o Congresso do M.D.M. Participou em três programas de rádio, na Rádio Castrense.

- Registos fonográficos:
1998 (2 CDs ): O Cante Alentejano (registo sonoro)
Edição: Public-art, Editora - Coimbra
Grupos: (…); M.D.M. de Aljustrel; (…).
Cota: FF CA CD-0025 - FaiAlentejo


- Repertório: Do reportório do grupo constam essencialmente as "modas" Alentejanas, que falam da terra e de quem a trabalha, das vastas planícies, da riqueza e da agricultura dos seus campos, os montes, dos gados e dos pastores, das minas, das barragens (incluindo a tão desejada ALQUEVA). Além das modas referidas incluem também temas de tradição popular «tão queridas ao Grupo» e algumas canções de intervenção, As adaptações das letras às modas, considerando o momento atual e a zona onde estão inseridos, são da responsabilidade dos elementos do grupo.

Nota: Grupo desativado.


In: "Corais Alentejanos" (em atualização), de JFP. Edições Margem. 1997. Pág.s: 83/85.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: