04 053 TRATADO DO CANTE – À minha moda

Moda: Verão

As modas alentejanas (canções tradicionais), são quase todas de matriz popular, não há um autor identificado. Não se sabe, ou não se quer saber, a quem dar os créditos.

A moda do “Verão”, tem a particularidade de se saber quem a fez.

Em 1997 desloquei-me a São Pedro do Corval para entrevistar o seu autor, Manuel Conde, oleiro de profissão, que me informou ter feito a moda para ser cantada pelo Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz.



Em 2013, numa visita à Casa do Cante de Monsaraz, sede do Grupo Coral da Junta de Freguesia de Monsaraz, verifiquei que a moda “Verão”, tem mais um autor, Egídio dos Santos, radicado em Montoito (segundo me informaram).




Aqui fica a letra da versão integral:

VERÃO
Ponto:Verão, a brasa dourada e celeste
Queima este solo agreste
Doirando mais as espigas
Ceifeiros, corpos curvados
Cortando e atando em molhos
A bênção loira da vida.

Alto:
Meu Alentejo
Coro:
Enquanto isto se processa
O Sol ferino e sem pressa
Queima mais a tez bronzeada
O suor rasga as camisas
O homem queimado mais fica
A vida é feita de brasa.

Ponto:
O suor caustica os corpos
Os ceifeiros vão ceifando
Sem parar no seu labor
O seu cantar é dolente
É certo que é boa gente
É verdade e tem mais sol.

Alto:
Meu Alentejo
Coro:
Enquanto isto se processa
O Sol ferino e sem pressa
Queima mais a tez bronzeada
O suor rasga as camisas
O homem queimado mais fica
A vida é feita de brasa.


Egídio dos Santos e Manuel Conde


Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: