04 138 TRATADO DO CANTE – À minha Moda:

O Nascimento de Jesus
(Cântico natalício)
I
A seguir de Nazaré
P’los montes da Galileia,
Andou Maria e José
A caminho da Judeia.

II
P’los montes da Samaria
E no seu triste destino,
Caminhos José e Maria
Para à luz dar o Menino.

III
Uma estrela tão luzente,
À Samaria deu luz.
Vão pastores do nascente
Com prendas para Jesus.

IV
Ó Messias da Judeia
E que nasceste em Belém:
Maria é da Galileia
São José de lá também.

V
E os Reis Magos ao chegar
Com incenso do Oriente,
Ouvem pastores – cantar,
Sentem o amor diferente.

VI
Entrai senhores, entrai
Neste lugar tão sagrado.
O Menino abençoais…
Nas palhinhas ‘stá deitado.

VII
O Menino está deitado
Em palhinhas de azevém,
José e Maria ao lado
Na linda noite em Belém.

VIII
Ó meu lindo amor perfeito,
Ó meu Menino Jesus.
Vinde dormir em meu peito
Que a estrela nos deu a luz.

IX
Em terras da Samaria
A partir da Galileia,
Andou José e Maria
A caminho da Judeia.

Nota: Como os pastores cantavam naquela herdade onde eu nasci, o tio Zé Chico e sua zabumba.

in: “Recordar… É Viver”, de Manuel Lourenço Lopes Monteiro. Nascido em 1921, em Pias, Serpa, Portugal.


Fonte: “POIESIS” Antologia de Poesia e Prosa Poética Portuguesa Contemporânea. Volume V. 92 Autores. Coordenação de Ângelo Rodrigues. Maio de 2001. Pág. 163.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: