TRATADO DO CANTE – Ser do Cante:

06 02 02 Gaspacho Alentejano

de „Um livro de afetos

Poderão ser pequenas coisas aquelas sobre as quais escrevo neste livro. As estórias que conto. As viagens, os lugares, os amigos de que falo. Os pensamentos que penso. Os oitenta comeres que vos apresento. Contudo, como referiu Saramago, „só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes“.

(...)“

de „Gaspacho alentejano

Já falei do gaspacho, quando apresentei as ‚quatro comidas limite‘, em que, do quase nada, as nossas mães ilusionam uma comida. Posso elogiá-lo outra vez. Bem o merece. Vamos, então, à preparação do Gaspacho. Preparação versátil, conforme os lugares, as posses e os gostos.

Base:

Alho, azeite, vinagre, água, sal, orégãos e pão alentejano;

Hortícolas:

Pimento, tomate, pepino e cebola;

Acompanhantes:

Linguiça ou paio, presunto, carapauzinhos, petinga, (azeitonas).

Pisam-se os alhos num gral de madeira ou um almofariz, com sal grosso.

Coloca-se o piso, o azeite virgem extra, o vinagre, no fundo de uma terrina, ou de uma tijela grande. Junta-se água muito fria, suficiente para o caldo. Tempera-se com os oregãos e uma pitada de colorau (facultativo). Se houver gelo podem adicionar-se alguns cubos. Juntam-se então os produtos hortícolas, colhidos na horta (tomate maduro, pepino, pimento verde, cebola), picados grossos ou mais miúdos, a gosto de cada um.

Se acompanhar com presunto, paio ou linguiça, cortam-se aos bocados pequenos e juntam-se no caldo (bem como as azeitonas). Por fim, o pão cortado em pequenos cubos.

Os carapauzinhos e a petinga frita vão à parte“ (Pág.s 115/116.

 


In: „Comeres com poemas – para viver um grande amor“, de António Murteira. Capa de Mariano Martins (fotografia). Edições Colibri. 2012.

António Murteira, nasceu em 1947, em S. Manços, Évora. Escritor, político, engenheiro técnico agrário. (...). Em 2004, a convite da Casa do Alentejo de Lisboa, projeta e edita a Revista Alentejo, de que é diretor executivo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: