TRATADO DO CANTE – Caras do Cante

FRANCISCO CRISTINA COLAÇO (Ti Chico do Moinho)

FAZ HOJE 85 ANOS (Nasceu a 11/2/1936).

Recebemos, hoje, notícias dele e sabemos que na última quarta feira de cinzas ainda se juntou com o grupo de amigos, para cumprir a tradição. Comeram a habitual açorda e cantaram a moda na taberna. Falou bastante, bebeu uns copitos e cantou.

««»»

Falar desta figura do Cante deixa-me sempre muita saudade. Conheci-o, em Almodôvar em março de 1996, na FACAL – Feira de Artes e Cultura de Almodôvar. Fazia parte do Grupo de Modas Campaniças da Associação CORTIÇOL, sediada em Castro Verde.

Voltei a encontrá-lo no Cacém, no Encontro de Grupos Corais organizado pelo Grupo Coral Alentejano “Os Populares do Cacém, em 1997. Ainda tenho presente a forma como abordou o estado do Cante, naquela altura.

Voltámos muitas vezes a conviver, quer em Casével, onde era o responsável pelo Grupo Coral “As Vozes de Casével, quer em vários encontros de Grupos Corais que se iam realizando pelo Alentejo e diáspora.

Notei, sempre, nele uma postura de dedicação e paixão ao Cante. Dele recebi muitos ensinamentos.

A última vez que nos encontrámos, foi em sua casa na Estação de Ourique, no mês de janeiro de 2019. Já viúvo, com alguma tristeza no semblante. Disse-me que se recordava muito das nossas conversas. O que me deixou agradado. Homem pouco dado a fotografias, lá me deixou tirar uma na companha da viúva de Francisco António (Bailão), exímio tocador de viola campaniça, D. Maria Cândida.


É uma figura marcante no nosso Cante. Bem haja!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: