CANTE DE OUVIDO – Os meus Livros:

Como um pedaço de Terra Virgem

CO L001
Ficha Técnica:
Título: Como um pedaço de Terra Virgem
Autora: Virgínia Dias
Prefácio: José Mário Branco
Fotografias: António Cunha e Luís Ferreira Alves
Recolha de poemas: Marta Ramos e Paulo Lima
Edição: Boca – Palavras que alimentam
Ano de edição: novembro 2019.

Do prefácio:
"Não precisaria de ler os versos da Virgínia para vos dizer o que digo, porque tudo aquilo - as férias em Peroguarda - era poesia total, que me alimentou para toda a vida. Ao ler estes poemas da Virgínia, encontrei neles a alma e o corpo de Peroguarda, de todo o Baixo Alentejo e de todo o universo que dali vislumbrei" (José Mário Branco)

Sinopse:
“Não esperem ver rosas na minha poesia.
Não tenho rosas. Na terra do canteiro que
a vida me destina só se criam papoilas.
Não esperem vê-la em trajes de cetim,
é riscado e chita o que tenho à mão.
Nem vê- la a passear nas ruas da cidade,
em citações filosóficas de sábios
doutores. Nem de nome os conheço.
Nunca subi à cidade nem a cidade desceu à minha
Aldeia. Conheço sim o mendigo, o maltês,
figuras trágicas de desespero e sofrimento,
sempre envoltas numa resignação que doía, doía.
Conheço os varejadores, as azeitoneiras,
os almocreves, o semeador, o ceifeiro, a mondadeira,
gente de cujo gesto mágico brota o pão.”
(da contracapa)

Estou aqui Michel

Estou aqui Michel
Aqui, na terra que te viu nascer.
Respiro-lhe o ar
Toco-lhe as coisas
Procuro sentir na minha pele
A essência que te deu ser
Para com ela mitigar a saudade
A saudade que tenho de te não ver”
(pág. 163)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATADO DO CANTE - Modas:

TRATADO DO CANTE - Destaque-se: